B I O N E W S

INTERNACIONALIZAÇÃO | Parceria entre Brasil e Portugal no I Seminário Internacional de Fisioterapia Aquática

2 vista plateia 22 9 23

Foto: acervo LAM-SF/UFPR.

E vem mais notícias d´além mar! Em pós-doutorado na cidade de Chaves, norte de Portugal, a Profa. Dra. Vera Lúcia Israel, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR, em parceria com as Professoras Doutoras Maria José Alves e Alcina Nunes, da direção do campus do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a equipe dos Laboratório AquaValor (IPB) e Saúde e Funcionalidade – Alegria em Movimento (LAM-SF/DPRF/UFPR), organizaram e realizaram o I Seminário Internacional de Fisioterapia Aquática. O evento contou com mais de 200 inscrições e ocorreu de forma híbrida nos dias 22 e 23 de setembro.

O evento apresentou contribuições sobre a Fisioterapia Aquática a partir de olhares de pesquisadores palestrantes de Portugal, Espanha e Brasil, entre eles Rui Costa (Ordem dos Fisioterapeutas, Portugal), Maria Reyes (Escola Enfermagem, Servizo Galego de Saúde, Espanha), Adriano Zanardi da Silva (LAM-SF/PPGEDF/UFPR, Brasil), Tiago Barbosa (IPB, Portugal) e Cesar Sá (Grupo de Interesse em Fisioterapia Aquática – Hidroterapia da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas). O professor Tiago Barbosa comentou sobre o crescente número de evidências científicas envolvendo as atividades aquáticas. O fisioterapeuta César Sá comentou sobre as possibilidades da fisioterapia aquática em Portugal.

Realizado de forma totalmente online, o segundo dia do evento contou com o apoio do Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFIS/UFPR), e foi transmitido pelo Youtube (assista aqui). Entre os destaques, a palestra de Maria José Alves, que abordou as diferentes formas de investigação e utilização das águas minerais naturais nos resultados obtidos no CoLab AquaValor/IPB, bem como nos projetos de exercícios físicos aquáticos desenvolvidos por fisioterapeutas e profissionais da Educação Física da região de Chaves em parceria com o LAM-SF/UFPR do Brasil. Duas mesas redondas também fizeram parte da programação: “Fisioterapia Aquática na Saúde da Criança”, com a colaboração das professoras Tainá R. Melo e Luize B. Araujo; e “Fisioterapia Aquática na Saúde do Adulto e Idoso – pesquisas grupo LAM-SF”, com a participação dos fisioterapeutas Giovanna Leveck, André Doliny e Juliana Siega. Para a professora Vera Lúcia, “essa ponte entre os dois países ofertada pelo Seminário Internacional aproxima as realidades, torna rica a discussão e mostra as diferenças sobre o termalismo, uma vez que no Brasil a prática por fisioterapeutas em termas é ainda pouco explorada”.

FOTO GRUPO LAM-SF 2023

Foto: Equipe LAM-SF/UFPR (acervo LAM).

Por Danielle Salmória (colaboração Stephany Ferreira de Souza, Luis Henrique Paladini, Tainá Christinelli e Vera Lúcia Israel) – Aspec/SCB/UFPR

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1549

Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1549