Setor de Ciências Biológicas

UFPR sedia maior evento nacional sobre Citogenética e Citogenômica

dde2ac1a-82e3-49f2-bdd6-e515e8679226
VII Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica (RBCC) recebeu pesquisadores do Brasil e do mundo. (Foto: Danielle Salmoria)

Entre os dias 17 e 20 de maio, pesquisadores brasileiros e estrangeiros dedicados à biologia dos cromossomos se reuniram para a VII Reunião Brasileira de Citogenética e Citogenômica (RBCC), maior evento nacional sobre o tema. O encontro foi sediado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). As palestras aconteceram nos auditórios do Setor de Ciências da Saúde e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, no Campus Jardim Botânico.

A RBCC contou com simpósios, mesas redondas temáticas, minicursos, sessões de pôsteres, comunicações orais, feira de exposições, além de uma programação cultural para confraternização.

Entre os temas discutidos estavam: estrutura cromossômica e arquitetura nuclear; cromossomos especializados; cromatina e dinâmica cromossômica, citogenética evolutiva; divisão celular; genômica comparativa e organização dos genomas; DNAs repetitivos; diagnóstico citogenético e inovações; citogenética aplicada ao melhoramento e produção; novas tecnologias em pesquisa citogenética e citogenômica; e divulgação científica.

O estudante de biologia da UFPR Marco Antônio Campanário Sampaio participou do debate Citogenética Humana: Novas Tecnologias para detecção e caracterização de variantes estruturais no genoma humano, realizada no dia 18. O aluno debateu o tema ao lado dos professores Carla Rosenberg, da Universidade de São Paulo (USP); André Rodrigueiro Clavisio Pereira de Oliveira, da Unisciencem e Juliana Forte Mazzeu, da Universidade de Brasília (UnB).

Sampaio, que pesquisa leucemia, afirma ter se sentido honrado em participar do evento, principalmente em ter sido selecionado para integrar a mesa. “Adorei os brindes, o próprio break foi ótimo e só tenho a agradecer pela oportunidade”, disse.

a23474c2-5669-4e69-bde1-647bfde15a48

A bióloga Mônica Aparecida Valentim de Souza, do laboratório Flow Diagnóstico, em São Paulo, trabalha com genética há mais de 30 anos e conta ter tido a oportunidade de reencontrar amigos da área, além de aprender com as discussões. Entre as palestras que mais gostou, ela destaca o debate sobre aconselhamento genético, com os professores Anelise Rieel Abrahão, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Maria Cunha Ribeiro Amorelli, e Aparecido D. da Cruz e Irene Plaza Pinto, da Pontifícia Universidade Católica (PUC). “E ainda por cima, visitei Curitiba”, complementou. “Fazia muito tempo que não vinha pra cá. A cidade é linda e o pessoal está de parabéns!”.

A biomédica de Brasília Ana Beatriz da Silva Batista German disse que o evento superou suas expectativas, abrindo horizontes para conhecimentos que ela não tinha. Apesar de ter acesso a tanta informação nova, sentiu-se acolhida. “Você fica um pouco com medo, só que depois começa a se sentir à vontade porque aquelas pessoas são parecidas com você, elas gostam da mesma coisa que você. Tá em casa, né?”, comentou.

O evento teve apoio e patrocínio da Sociedade Brasileira de Genética, Capes, Citogem Biotecnologia, Molecular Biotecnologia, Agilent, Unsicience Corporation, Thermo Fisher Scientifc, Phase Tech, Gencell Genética Avançada, Dsys Lab e Instituto Grupo Boticário.

Quem participou já pode baixar o certificado pelo site oficial do evento.

Por Livia Inácio e João Vitor Oliveira (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR