Poucas semanas depois de a licenciatura em Educação FÃsica da UFPR (Universidade Federal do Paraná) atingir conceito cinco do MEC (Ministério da Educação e Cultura), a instituição de ensino celebra uma nova conquista no mesmo departamento: o bacharelado acaba de receber a mesma nota, considerada a mais alta para uma graduação.
A formação de Educação FÃsica da UFPR nasceu em 1939 e a aprovação do bacharelado aconteceu em 1994. Ao longo de sua história, o curso formou centenas de profissionais de relevância como as docentes Carmen Lúcia Soares, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e Cristina Carta Cardoso de Medeiros, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); o coreógrafo da seleção brasileira de Ginástica ArtÃstica, Rhony Ferreira; e o idealizador e diretor da Companhia de Dança Téssera, da UFPR, Rafael Pacheco.
A coordenadora do curso, Cinthia Lopes da Silva, diz que entre os pontos que tornam o bacharelado em Educação FÃsica da UFPR um dos melhores do Brasil está em seu currÃculo consistente voltado à formação de um profissional com perfil investigativo e de atenção à s necessidades da sociedade. A professora destaca ainda o corpo docente de excelência, com 100% de professores doutores, muitos com pós-doutorado e lÃderes de pesquisa no Brasil. A estrutura fÃsica, que inclui quadras de vôlei de praia, pista de atletismo de nÃvel olÃmpico, estrutura para atendimento ao paradesporto, área ampla área ao ar livre, também é um diferencial.
“Merece menção ainda nossa estrutura organizacional e colaborativa junto à coordenação, que envolve técnicos administrativos da coordenação e apoio do Setor de Ciências Biológicas, de Pró-reitorias, da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Núcleo Docente Estruturante. Além disso, tem sido eficiente o trabalho conjunto entre coordenação do curso e chefia do Departamento. As professoras Soraya Corrêa Domingues e LetÃcia Bartholomeu de Queiroz Lima, chefe e vice-chefe, não têm medido esforços para atender à s solicitações da coordenação e buscar soluções em conjunto sempre que requisitadas.”, acrescenta.
Após esse reconhecimento, serão feitas avaliações contÃnuas da proposta curricular do curso, com os devidos ajustes quando houver necessidade; a manutenção funcional da esfera administrativa, das estratégias de acolhimento aos estudantes, principalmente aos que se encontram em situação especial de saúde ou de vulnerabilidade social, diz Silva.
“A coordenação seguirá prezando por uma formação de excelência para atuação nos diferentes campos do Bacharelado: clubes, escolhinhas de esportes, academias de ginástica, equipes de esporte de alto rendimento, centros de atendimento ao paradesporto, equipes de recreação e lazer, entre outros”, conclui a professora.
Parabéns a todos os envolvidos nesta conquista!
Conheça o curso de Educação FÃsica da UFPR
Por LÃvia Inácio (Aspec/SCB/UFPR)