Setor de Ciências Biológicas

Evento no Chile: professoras da UFPR participam de congresso global sobre a Antártica

Professoras Flávia Santana Rios e Lucélia Donatti, do Setor de Ciências Biológicas, participam do XI SCAR – Open Science Conference & Biennial Meetings (Foto: Arquivo Pessoal)

Na última semana, as professoras Flávia Santana Rios e Lucélia Donatti, do Setor de Ciências Biológicas, participaram de um dos maiores encontros científicos do mundo sobre a Antártica. Realizado a cada dois anos e sediado desta vez em Pucón, no Chile, entre os dias 19 e 23 de agosto, o SCAR – Open Science Conference & Biennial Meetings destaca questões relacionadas ao continente e seu papel na biodiversidade global.

Rios, do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio), apresentou três pôsteres. Em um deles, compartilhou sua experiência promovendo oficinas sobre a Antártica para alunos e professores da Rede Municipal de Curitiba. Em outro, apresentou uma coleção de livros infantis sobre o continente. O terceiro trabalho analisou os resultados de um projeto de comunicação científica no Facebook e no Instagram denominado “Eu protejo a Antártica, e você?”.

Foi a primeira vez em 11 edições que o SCAR teve uma sessão sobre educação. A docente argumenta que aberturas assim são indispensáveis para a preservação do planeta. “Por volta de 70% da água doce do globo estão concentrados nas geleiras da Antártica e o continente recebe pesquisadores do mundo todo, sendo inteiramente dedicado à paz e à ciência. Não por acaso, temos um acordo internacional desde os anos 1950 no intuito de preservá-lo, e, para que as futuras gerações se prontifiquem a mantê-lo, precisamos fortalecer a educação e reforçar o debate sobre esse tema”, explica a pesquisadora.

Donatti apresentou dois pôsteres sobre o impacto do aquecimento global na fisiologia dos peixes e gastrópodes da região. Os estudos resultam de pesquisas realizadas pelo Laboratório de Biologia Adaptativa, vinculado aos programas de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação e em Biologia Celular e Molecular da UFPR.

“Sabemos que o aquecimento global tem levado ao derretimento das geleiras da Antártica, mas pouco se sabe sobre o efeito do calor no organismo dos peixes e gastrópodes. Nossos estudos se concentram na verificação de possíveis impactos”, explica a especialista, que pesquisa o tema há 20 anos e já fez várias expedições à região.

A edição de 2026 está prevista para ocorrer em Oslo, na Noruega.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR