Na noite da última quinta-feira (5), cinco egressas do curso de Fisioterapia da UFPR colaram grau no Auditório do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica). O evento de dois atos (um momento solene e outro festivo) reuniu familiares das formandas, docentes, técnicos e autoridades da Universidade.
O papel restaurador do fisioterapeuta esteve presente em várias falas da celebração. “Vocês serão esperança para muitas pessoas”, disse a paraninfa da turma, professora Arlete Ana Motter. A gratidão aos docentes também marcou a noite. “Vocês são a base sólida sobre a qual construiremos nossa carreira”, disse a fisioterapeuta Caroline Fabiane Martins Bellani, que fez o discurso de homenagem aos mestres.
Também mereceram menção os desafios enfrentados pelas egressas durante a pandemia de covid-19. Parte do curso foi realizado de forma remota em um perÃodo que exigiu a reestruturação emergencial da Universidade e uma dose extra de persistência do corpo discente.
“Hoje, vocês levam daqui um diploma de peso e estão aptas a desempenhar a profissão com a máxima excelência”, disse o professor Thales Ricardo Cipriani, Diretor do Setor de Ciências Biológicas, destacando ainda que o curso de Fisioterapia figura entre os mais concorridos da UFPR.
Além de parabenizar as novas profissionais, o Setor de Ciências Biológicas reforçou o potencial de cada recém graduada. “O rigor que vocês adquiriram é proporcional ao desafio que vocês assumem a partir de agora”, disse o Vice-diretor, Marcelo de Meira Santos Lima.
Muito sucesso e parabéns a todas!
Àlyssa Cristine de Oliveira Elias
Ana Maria dos Santos Pedroso da Silva
Caroline Fabiane Martins Bellani
Maria Eduarda dos Santos Cúbis
Mylena Oliveira Viana
Destaques da noite:
Prêmio Professor Dr. Newton Freire Maia ao maior Ãndice de rendimento acadêmico: Mylena Oliveira Viana
Oradora: Maria Eduarda dos Santos Cúbis
Paraninfa: professora Arlete Ana Motter
Homenageadas: professoras Anna Raquel Silveira Gomes e Suellen Roberta Kein
Homenagem à fé: Mylena Oliveira Viana
Homenagem aos ausentes: Ana Maria dos Santos Pedroso da Silva
Homenagem aos familiares: Àlyssa Cristine de Oliveira Elias
(Por LÃvia Inácio, Aspec BL)