Setor de Ciências Biológicas

Homenagem ao Prof. Dr. Paulo da Cunha Lana

Lana

 

Paulo da Cunha Lana (*20 abril 1956, Bambuí, MG – †29 junho 2022, Pontal do Paraná, PR)

Paulo Lana, como o chamávamos, graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1977) e doutorou-se em Oceanografia Biológica pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (1984) com a tese intitulada “Anelídeos poliquetas errantes do litoral do Estado do Paraná” sob a orientação do Prof. Edmundo Nonato.

Ingressou como Professor Visitante no Centro de Biologia Marinha UFPR (atual Centro dos Estudos do Mar) (1981), onde atuou como professor e pesquisador durante 39 anos, e aposentou-se como Professor Titular no final de 2020. Entretanto, continuou ativo e estava vinculado ao Laboratório de Ecologia Marinha da mesma instituição como professor sênior.

As suas pesquisas estiveram voltadas para sistemática de anelídeos poliquetas e ecologia de manguezais, marismas e pradarias marinhas, além do interesse nas áreas de história e ciências sociais. Publicou incríveis 169 artigos científicos, 10 livros e 25 capítulos de livro. Esta excepcional capacidade produtiva foi reconhecida pelo Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento – CNPq com uma bolsa de Produtividade nível 1A desde janeiro de 1985.

Logo após a obtenção do título de Doutor (1985), Paulo Lana foi convidado e credenciado como professor orientador do Programa de Pós-graduação em Zoologia UFPR (PPG-Zoologia), onde juntamente com outros professores pioneiros ajudou a consolidar o curso de Doutorado deste programa. Dedicado e solícito, declarou como “Programa do Coração”, numa recente homenagem recebida pela PPG-Zoologia. Atuou por 35 anos neste Programa, orientando teses e dissertações, ministrando disciplinas e participando de bancas examinadoras.

Entusiasta e generoso, Paulo Lana formou uma escola de pesquisadores respeitável não só no número, mas, na alta qualidade como profissionais engajados nas pesquisas científicas e formação de pessoas. Orientou 37 doutores (15 destes no PPG-Zoologia) e 55 mestres (31 destes no PPG-Zoologia), tendo sido considerado um verdadeiro pai científico. A amizade entre Paulo Lana e os seus orientados era pautada no respeito mútuo e na paixão pela ciência. Como o próprio Paulo Lana diria “…fui mais bem sucedido como supervisor acadêmico do que como pesquisador…”

Eloquente e elegante, Paulo Lana participou de mais de 100 bancas de doutorado e de mestrado. Sua análise crítica sempre foi construtiva e, como escreveu a Profa. Rosana Moreira Rocha “participar de bancas com o Paulo era sempre uma grande aula ! Incrível a capacidade de argumentação, de síntese, de ver outras abordagens ! Sempre à frente do mainstream…”

Não menos brilhante foi a sua atuação no campo da administração. Entre outros cargos, foi Coordenador do grupo de implantação do curso de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento UFPR (1992-1993) e Coordenador deste curso (2004-2006), Coordenador do comitê de implantação do curso de graduação em Oceanografia-Ciências do Mar, no Centro de Estudos do Mar (UFPR) (1998-2000), Membro do Grupo de Avaliação

Ambiental (GAAm) da Secretaria de Coordenação dos Assuntos do Meio Ambiente (MMA) (1996-1997), Coordenador da subárea de Oceanografia do Programa REVIZEE (MMA)-SCORE SUL (1995-1997), Cientista participante do Millenium Ecosystem Assessment (UNEP, ONU – 2000/5) e Membro consultor Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico PR Secretaria de Estado da Cultura-SEEC 20.

Paulo Lana foi paraninfo e patrono de várias turmas do Curso de Graduação em Oceanografia UFPR, recebeu o Prêmio Presidente Sheikh Zayed do Governo de Dubai – Organização das Nações Unidas (2005) e foi Pesquisador Homenageado pela Fundação Araucária – Governo do Estado do Paraná (2010).

Paulo Lana partiu precocemente aos 66 anos e deixa a esposa Noemi e os filhos Pedro e Júlia.

Texto: professores Setuko Masunari e Emygdio Monteiro Filho (DZoo/SCB/UFPR)

Referências:

CNPq- currículo Lattes. Jornal Plural – https://www.plural.jor.br/obituarios/paulo-da-cunha-lana-uma-vida-dedicado-ao-estudo-dos-mares/

Programa de Pós-graduação em Zoologia UFPR – acervo da secretaria.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR