Setor de Ciências Biológicas

Novos Educadores Físicos celebram a Colação de Grau no Teatro da Reitoria da UFPR

BioNews (25)

Na data de hoje, 17 de agosto, uma noite especial para o grupo de formandos do curso de Educação Física do Setor de Ciências Biológicas (SCB)! Colaram grau 14 estudantes, sendo sete bacharéis e sete licenciados. Participaram também da solenidade três Educadores Físicos que já haviam colado grau em Sessão Solene antecipada em gabinete. A conquista foi celebrada em Sessão Pública e Solene no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Compuseram a mesa diretiva da solenidade o Prof. Thales Ricardo Cipriani, Diretor do SCB e Presidente da solenidade; o Prof. Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-diretor do SCB; o Coordenador do Curso de Educação Física da UFPR, Prof. Dr. Fabrício Cieslak; a Paraninfa da turma, Profa. Dra. Vera Luiza Moro; o Patrono do turma, Prof. Dr. Ricardo João Sonoda Nunes; e, a Professora Homenageada, Dra. Letícia Bartolomeu de Queiróz Lima. As Educadoras Físicas Nayara de Quadros Panichi conduziu o juramento e Mariana de Paula Cardoso foi a oradora da turma. A Licenciada Giovana Dinorah Macedo e a Bacharel Gesiele Lorenzi de Souza Santos proferiram a homenagem e o agradecimento a Deus. A Bacharel Maria Luiza Tavares da Silva homenageou os Mestres. O Bacharel Luca Henrique Ribeiro da Silva fez a homenagem aos amigos e amores. A Licenciada Lidiane Meira realizou a emocionante homenagem aos ausentes, acompanhada de uma plateia completamente iluminada pelas lanternas de cada celular. Por fim, a Bacharel Jaciara do Carmo Frazão homenageou os Pais.

BioNews (31)

BioNews (32)

_MG_6222

A Profa. Dra. Vera Moro realizou um emocionado e emocionante discurso, delineado por trechos de canções. Ela recordou seus 33 anos de atuação no magistério superior, tendo sido inclusive professora de graduação na UFPR de um dos professores presentes à mesa, o Prof. Dr. Ricardo João, hoje seu colega de Departamento. Recordou também o início da jornada acadêmica dos formandos e encerrou sua fala com um trecho de composição de Milton Nascimento e Lô Borges, “também se chamavam homens, também se chamavam sonhos, e sonhos não envelhecem”.

BioNews (26)

O Vice-Diretor do SCB refletiu com os novos profissionais sobre a caracterização do esporte, seja como uma atividade profissional ou amadora, por uma manifestação atlética e também cognitiva social, capaz de produzir imensas transformações tanto no indivíduo praticante quanto na coletividade de um grupo, tendo inclusive “forte carga terapêutica ou mesmo de ressocialização”. Destacou ainda valores nominalmente presentes no ambiente esportivo, como a empatia, o coleguismo e o senso de pertencimento. Reforçou a importância da competitividade, mas também da compreensão e da aceitação das diferenças e da pluralidade, lições que o esporte possibilita.

“Vocês são capazes de ensinar e vocês são capazes de aprender. A partir de hoje vocês carregam a imensa responsabilidade de serem protagonistas e embaixadores da Ciência.” —- Prof. Dr. Marcelo de Meira Santos Lima, Vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas

O Diretor do SCB destacou a celebração dos 110 anos da UFPR, a Universidade mais antiga em atividade constante sem interrupção no Brasil. Refletiu sobre o caráter democrático e inclusivo da instituição, características que se fizeram perceber especialmente nos últimos 20 anos. Prof. Thales informou sobre a colocação da Universidade Federal do Paraná entre as melhores instituições de ensino do país nos principais rankings de avaliação de instituições de ensino. Nesta semana, inclusive, foi divulgado um novo ranking e a UFPR aparece novamente como a principal instituição do Estado do Paraná, como a sétima universidade mais importante do Brasil, ocupando o quarto lugar entre as federais. Quanto a avaliação do curso de Educação Física, o Diretor recordou as notas na última participação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), com nota 4 para o curso de Licenciatura, considerada muito boa, e nota máxima para o curso de Bacharelado. O professor cumprimentou, em especial, a todos os servidores docentes e técnicos do curso que atuaram na formação destes novos Educadores Físicos e na consolidação destes cursos como referência e grande prestígio no país. Ao final de sua fala, o Diretor convidou os formandos a darem continuidade a sua formação acadêmica no Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFPR, que recebeu nota 6 numa escala que vai até sete na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). O Programa é considerado, portanto, de excelência e apresenta grande inserção nacional e internacional.

 

Homenagens aos Mestres:

BioNews (33)

 

Muitos abraços e emoção também na Homenagem aos Pais:

BioNews (34)

Dois prêmios foram entregues durante a solenidade. Das mãos do Prof. Dr. Thales, foi entregue o Prêmio “Padre Jesus Santiago Moure” para a formanda Pamela Letícia, que apresentou o maior índice de rendimento acadêmico no curso na modalidade bacharelado. O Prof. Dr. Marcelo entregou o Prêmio “Prof. Newton Freire Maia”, que destaca o maior índice de rendimento acadêmico do curso na modalidade licenciatura, ao formando Matheus Gustavo Sanagiotto.

1692330846788

Aos novos Educadores Físicos, nosso orgulho pela conquista, votos de muitas realizações profissionais e o reforço ao convite de manterem o vínculo com a UFPR, dando continuidade em suas carreiras acadêmicas nesta casa centenária! Parabéns!

 

Texto e fotos por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR