A Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve desde 2017 um projeto de pesquisa sobre Fisioterapia em pacientes pediátricos de alta complexidade. O objetivo é delinear o papel do fisioterapeuta no tratamento adequado de crianças nessa condição e que estejam em ambiente hospitalar.
Sob a coordenação e vice coordenação das professoras Dra. Arlete Ana Motter e Dra Talita Zotz, do Setor de Ciências Biológicas, a iniciativa já resultou em cinco trabalhos de conclusão de curso e um trabalho de conclusão de residência em Fisioterapia, além de duas dissertações de mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. Atualmente, as docentes orientam uma mestranda em Engenharia Biomédica pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
O grupo avalia pacientes de até 16 anos que estejam em atendimento fisioterapêutico nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica, Unidade de Internamento Pediátrico ou Puericultura do Complexo Hospital de Clínicas, bem como os profissionais dessas unidades.
O projeto conta com seis artigos publicados, dois capítulos de livro, uma conclusão de residência e oito apresentações de trabalhos em eventos, o que vem gerando ricas contribuições para a sociedade. Após cada estudo, os pesquisadores têm dado retorno quanto aos seus resultados para as unidades envolvidas. Além disso, o grupo elaborou materiais educativos direcionados a pacientes, familiares e profissionais.
Confira a lista de artigos publicados ou aguardando publicação:
Artigo: “Método Canguru na Analgesia em Prematuros de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Revisão Integrativa”. Ana Luiza dos Santos Fiebrantz, Caroline de Medeiros, Dayana Solek Ferreira, Marcos Garcia de Souza, Nataly Alves Cuduh, Arlete Ana Motter. SUBMETIDO à revista Tempus Acta (aguarda publicação).
Artigo publicado: “Associação dos fatores de risco a prematuridade e mapeamento de crianças prematuras de 1 mês à 6 anos em um Centro de Neuropediatria”. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE, v. 27, p. 107-122, 2023. LIMA, T. E. ; ZEFERINO, A. C. ; ARAUJO, L. B. ; MELO, T. R. ; SILVA, A. Z. ; ISRAEL, V.L .
Artigo publicado: “Avaliação Fisioterapêutica do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Crianças em Centros de Educação Infantil do Município de Curitiba/PR: fatores associados e território”. REVISTA BRASILEIRA CIÊNCIAS DA SAÚDE, v. 27, p. 11-20, 2023. ZEFERINO, A. C. ; LIMA, T. E. ; Araujo, Luize Bueno ; MÉLO, TAINÁ RIBAS ; Silva, Adriano Zanardi ; ISRAEL, VERA ; ISRAEL, V. L.
Capítulo de livro e-book: Fisioterapia e Terapia Ocupacional: Recursos Terapeuticos. Título: Principais técnicas fisioterapêuticas na Síndrome do Desconforto Respiratório em UTI Neonatal. Autores: Isabella Luz Assolari, Leonardo Pires de Souza, Adriely Silveira de Souza, Davi Amaral Boza, Amanda Mocelin Alves, Arlete Ana Motter. Capítulo 4. Editora Atenas.
Apresentação de Trabalho em evento: “Impactos do Método Canguru no alívio da dor de pré-termos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”. XVII Jornada Acadêmica, IX Mostra de Trabalhos Científicos e V Ciclo de Estágios do Curso de Fisioterapia da UFPR. 21 de outubro de 2022. Autores: Ana Luiza dos Santos Fiebrantz, Caroline de Medeiros, Dayana Solek Ferreira, Marcos Garcia de Souza, Nataly Alves Cuduh, Arlete Ana Motter.
“FISIOTERAPIA NO TRATAMENTO DA SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO NA UTI NEONATAL”. Davi Amaral Boza, Isabella Luz Assolari, Leonardo Pires de Souza, Adriely Silveira de Souza, Amanda Mocelin Alves e Arlete Ana Motter, foi submetido e apresentado em formato de banner, durante a XVIII Jornada Acadêmica, X Mostra de Trabalhos Científicos e VI Ciclo de Estágios do Curso de Fisioterapia da UFPR, realizada em 28/09/2023.
“TÉCNICAS FISIOTERAPÊUTICAS UTILIZADAS NO MANEJO DA SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO”. Leonardo de Sousa Pires, Adriely Silveira de Souza, Davi Amaral Boza, Amanda Mocelin Alves, Isabella Luz Assolari, Paula Chomem e Arlete Ana Motter, foi submetido e apresentado em formato de banner, durante a XVIII Jornada Acadêmica, X Mostra de Trabalhos Científicos e VI Ciclo de Estágios do Curso de Fisioterapia da UFPR, realizada em 28/09/2023.
Dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. UFPR. Título O papel do pai do recém-nascido na rede de apoio materno-infantil durante a internação na unidade de terapia intensiva neonatal. Palmira Donda Soares. Novembro de 2020. Orientação: Arlete Ana Motter.
Qualificação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. UFPR. Título: VALIDAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA ESTÍMULO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO. Marcos José Batista da Silva. Novembro de 2023. Orientação: Herberto José Chong Neto e Talita Gianello Gnoato Zotz. Banca: Herberto José Chong Neto, Tainá Ribas Melo e Arlete Ana Motter.
Trabalho de conclusão de curso (Fisioterapia – UFPR). Título: Impactos de métodos não farmacológicos de alívio da dor de neonatos em unidade de terapia intensiva neonatal. Ana luiza dos Santos Fiebrantz, Carolinre de Medeiros, Dayana Solek Ferreira, Marcos Garcia de Souza, Nataly Alves Cuduh, Talita Gianello Gnoato Zotz e Arlete Ana Motter, Junho de 2024.
Trabalho de conclusão de curso (Fisioterapia – UFPR). Título: Perfil de tratamento de recém-nascidos prematuros com síndrome de desconforto respiratório alocados na unidade de terapia intensiva de um hospital em Curitiba. Adriely Silveira de Souza, Amanda Mocelin Alves, Davi Amaral Boza, Isabella Luz Assolari, Leonardo Pires de Souza e Arlete Ana Motter, Junho de 2024.
Dissertação de Mestrado no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva. UFPR. Título: VALIDAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA ESTÍMULO NEUROMOTOR DE CRIANÇAS de 0 a 12 meses. Marcos José Batista da Silva. Agosto de 2024. Orientação: Herberto José Chong Neto e Talita Gianello Gnoato Zotz. Banca: Tainá Ribas Melo e Arlete Ana Motter.
(Por Lívia Inácio, Aspec BL)