Na próxima segunda-feira, dia 22, a Empresa Junior de Biologia ECOS promoverá uma ação de conscientização ambiental, em alusão ao Dia da Terra.
Chamada de “Qual é a minha parte no Dia da Terra?”, a atividade consistirá em um estande com jogos interativos sobre sustentabilidade, coleta de lixo eletrônico e distribuição de brindes, como mudas para plantio. A ideia é que haja interação não somente com alunos de Ciências Biológicas, mas com todos os estudantes dos cursos que frequentam o Centro Politécnico, entre às 10h30 e às 14h30.
De acordo com a organização, o objetivo é aumentar a consciência ambiental sobre o consumo das energias renováveis e a grande produção de lixo. “Não podemos esquecer de que, com cada um fazendo a sua parte, poderemos construir uma sociedade mais sustentável”, relata a aluna de Ciências Biológicas Fernanda Cuminesi, Diretora de Projetos da ECOS.
A ação tem o apoio da direção do Setor de Ciências Biológicas e das unidades responsáveis pela gestão ambiental e pela contratação dos serviços de limpeza da UFPR. Nas próximas semanas, outras ações de conscientização farão parte da campanha “Qual é a minha parte?”, como o plantio de novas mudas no Centro Politécnico, palestras com especialistas na área ambiental e o recolhimento de lixo na Reserva Mata Viva.
Sobre o Dia da Terra
O Dia da Terra é comemorado em 22 de abril e representa a luta em defesa do meio ambiente e promove a reflexão sobre a importância do planeta, a partir do desenvolvimento de uma consciência ambiental. A data foi criada após um protesto liderado pelo ativista ambiental e senador americano Gaylord Nelson (1916-2005).
Com o auxílio de diversas comunidades educacionais, somando aproximadamente 20 milhões de pessoas, o ativista realizou um grande movimento com passeatas e discursos que alertavam sobre as questões ambientais. Alguns dos temas abordados foram a poluição, destruição do ambiente, desmatamento e efeito estufa.
Qual é a minha parte?
A Empresa Junior de Biologia ECOS empreenderá nos próximos meses um conjunto de ações voltadas a tornar a UFPR um ambiente mais sustentável e ecológico.
A sugestão do nome para a campanha é “Qual é a minha parte?”. Assim, acredita-se que desperte em cada pessoa a reflexão sobre o seu comportamento individual em prol de um mundo com menos uso de recursos. “Soma-se a isso o fato de estarmos no setor e com o curso de Ciências Biológicas. A massa crítica e o senso de responsabilidade pode ser mais fomentado pela comunidade”, ressalta Fernanda Cuminesi.
Serviço
“Qual a minha parte no Dia da Terra?”
Data: 22 de abril
Horário: das 10h30 às 14h30
Local: hall de entrada do Setor de Ciências Biológicas, Centro Politécnico.