Iniciativa do curso de Psicologia visa acolher estudantes e reduzir abandono na Universidade
O projeto PermaneSENDO, do curso de Psicologia, existe desde 2013 com o objetivo de oferecer apoio ao estudantes da UFPR que, por algum motivo, encontrem algum problema durante sua permanência na universidade.
O projeto é coordenado atualmente pela professora Roberta Sant Anna Kafrouni, do Departamento de Psicologia, e consiste em plantões de atendimento e rodas de conversas conduzidos por estudantes da área. “O aluno que possui alguma dificuldade é ouvido por alguém que possui problemas semelhantes, oferecendo um suporte”, explica Roberta.
Para os alunos de psicologia que se dispõem a ouvir e aconselhar outros estudantes, a atividade é de grande crescimento para seu futuro profissional, além de trazer satisfação ao ajudar o próximo. Além disso, afirmam que o principal é o compartilhamento, onde quem procura o projeto pode desabafar ao mesmo tempo em que os próprios conselheiros se identificam com os relatos.
A partir do dia 27 de outubro, o projeto passará a atender também no Setor de Ciências Biológicas, com foco nos estudantes do Centro Politécnico, que não precisarão mais se deslocar até o centro de Curitiba para ter atendimento. Os plantões acontecerão às sextas-feiras das 09h30 às 15h30, na sala da ASPEC – Assessoria a Projetos Educacionais e Comunicação, no terceiro piso, em frente ao corredor do Departamento de Bioquímica. Já as rodas de conversa, com o tema “Universidade: não estou sabendo lidar”, ocorrerão nos dias 09, 16 e 23 de novembro, a partir das 10h, na sala do conselho Setorial, Direção do Setor. Não é necessário pré-agendamento, basta chegar e conversar.
Outras informações sobre o projeto e outros plantões são encontradas na página no Facebook, disponível no link https://www.facebook.com/PermaneSENDO/.
Por Isabela Sizanoski / ASPEC