O projeto de pesquisa e extensão “Identidade, Políticas Inclusivas e Universidade Contemporânea: Desafios à Psicologia Brasileira”, do Setor de Ciências Humanas da UFPR, disponibiliza duas atividades que buscam identificar ações de preconceito que ocorrem dentro do ambiente universitário. A iniciativa faz parte de uma pesquisa conduzida pela psicóloga e doutoranda em Educação da UFPR Raquel Kampf.
A primeira atividade é um questionário on-line destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, o qual busca construir dados para futuras práticas inclusivas dentro da UFPR. O formulário ficará disponível até o final do mês de setembro. Acesse aqui. A segunda ação é um serviço de escuta pessoal de experiências de preconceito na universidade conduzido por Raquel e aberto a todas as categorias. “As pessoas precisam ter um espaço de voz. Eu defendo que a situação em que há o preconceito não está no indivíduo, mas sim na relação entre as pessoas, na interação dos estudantes com a universidade”, enfatiza.
A pesquisadora disponibilizou às terças-feiras, das 9h às 11h, para atendimento a demandas da comunidade do SCB, mediante agendamento prévio. Os encontros serão na ASPEC (terceiro piso do setor, junto à Fisioterapia), em um ambiente seguro e com sigilo das informações repassadas à pesquisadora. “O questionário é um complemento desse serviço, no sentido de compreensão da problemática. As perguntas visam identificar se existem experiências de preconceito, como acontecem, quais os tipos, sem que a pessoa precise se identificar”, explica Raquel.
Os interessados podem agendar o atendimento e obter mais informações diretamente com a doutoranda Raquel no telefone (41) 99666-9480.
Raquel é psicóloga e doutoranda em Educação da UFPR. Foto – Juliana Barbosa – ASPEC
Com informações de Bruna Bertoldi Gonçalves, da SUCOM/UFPR