Um grupo de estudantes de graduação e pós-graduação da área de neurociências da UFPR está organizando diversas atividades para a Semana Nacional do Cérebro, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de março em Curitiba e outras cidades brasileiras. O objetivo é promover a popularização dos conhecimentos científicos sobre o cérebro, com implicações práticas para a vida cotidiana.
Em Curitiba, a programação (detalhes abaixo) prevê intervenções na Praça Santos Andrade e no Parque Barigui, além de rodas de conversas com pesquisadores da área de neurociências em um bar e em um café. “Desta forma, acreditamos que a interação ocorrerá de forma mais dinâmica”, explica o estudante de Ciências Biológicas Alvaro Henrique Bernardo de Lima Silva, que participa da organização do evento.
Temas como o funcionamento do cérebro, Alzheimer, Parkinson, depressão, ansiedade, abuso de drogas, sono, memória e aprendizagem poderão ser sanadas diretamente com quem pesquisa sobre o tema todos os dias. “A gente vive um momento difícil no pais, com a desvalorização da ciência e da educação, que são as melhores ferramentas para buscar o conhecimento. Trazer tudo isso para a comunidade é fundamental”, sintetiza Álvaro.
Mais informações sobre a semana do cérebro estão disponíveis na página do evento no Facebook