Setor de Ciências Biológicas

ALUNOS DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO PROMOVEM CURSOS DURANTE AS FÉRIAS DE JULHO

Engana-se quem pensa que durante as férias do meio de ano o Setor de Ciências Biológicas parou por completo. Durante esse período, alunos dos cursos de pós-graduação do setor promoveram palestras, minicursos, aulas práticas e exposição de pôsteres. O objetivo é o mesmo, promover as pós e mostrar o que a UFPR oferece enquanto pesquisa, além dos alunos terem contato com outras realidades e conhecerem a prática de desenvolver um evento científico.

PPGECO PROMOVE CURSO DE INVERNO 

Voltado para recém-formados na área de Ciências Biológicas, estudantes que cursam os anos finais da graduação e professores de ensino médio com interesse em aprimorar seus conhecimentos em Ecologia e Conservação, o EcoCon reuniu 42 pesquisadores da UFPR e de outras instituições entre os dias 08 e 12 de julho. Nove palestras com pesquisadores do Brasil e do exterior trouxeram atualizações sobre temas emergentes da área de Ecologia. 

A doutoranda Elvira D’Bastiani, uma das organizadoras do evento, explica que o curso serviu para aumentar a divulgação do trabalho do PPGECO, além de estimular os mestrandos e doutorandos do programa à prática docente, já que parte das atividades envolveram treinamentos feitos pelos alunos. “Quando vemos o brilho no olho do pessoal interessado, percebemos que é isso que queremos”, enfatiza Elvira, que também agradece aos demais membros da comissão pela realização do curso. 

Gabriela Breternitz Ribeiro é estudante de bacharelado em Ciências Biológicas da UFPR e professora do 9º ano do ensino fundamental. Para ela, o EcoCon foi fundamental para conectar os conhecimentos da academia aos do ambiente escolar. “É muito bom saber o que está acontecendo na universidade e saber que a pós-graduação está disposta a fazer parcerias”, ressalta. 

Já para Mathilde Tiellen Mariquita, estudante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), o estímulo veio das palestras, que discorreram sobre as áreas de concentração do PPGECO. “O mais interessante foi ouvir o incentivo, não somente acadêmico, mas de vida. Não podemos ficar só na universidade. Precisamos passar o conhecimento para a sociedade, afinal, é para eles que estamos fazendo nossas pesquisas”, ressalta Mathilde, que pretende participar dos próximos processos seletivos do PPGECO. 

Saiba mais 

A UFPRTV realizou reportagem sobre o I EcoCon, ouvindo participantes, palestrantes e a coordenação do PPGECO. Confira aqui o material completo. 

DSC_7490

 

CIG MOSTRA OPORTUNIDADES NA PÓS-GRADUAÇÃO E RESGATA HISTÓRIA DA GENÉTICA NA UFPR 

Entre os dias 16 e 19 de julho, alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Genética (PPG-GEN) promoveram a 12ª edição do Curso de Inverno de Genética (CIG). Cerca de 90 estudantes de graduação de várias partes do Brasil conheceram as áreas de atuação da pós-graduação e tiveram contato com a história do programa, que completa 50 anos em 2019.  

De acordo com a organização do evento, além dos minicursos práticos e das apresentações de trabalhos em andamento, o CIG se destacou por homenagear e resgatar personagens que contribuíram com a história da Genética na UFPR e no Brasil, como os professores Iglenir Cavalli e Eleidi Freire-Maia. “Todos os palestrantes eram professores ou fizeram parte da formação aqui dentro. Para muitos é o primeiro contato com a pós-graduação e quem é de fora se interessa bastante por isso”, relata a doutoranda do PPG-GEN Saritha Lopes. 

Outro destaque foi a oportunidade que o evento trouxe para divulgação da pesquisa básica na sociedade. “A genética abre vários campos e a gente vê um futuro promissor. As pessoas se interessam com novas tecnologias, técnicas e é necessário que profissionais capacitados estejam preparados para profissões futuras. O Brasil precisa desse conhecimento científico”, relata a mestranda em Medicina Interna da UFPR Tatiane Piedade. 

Glenerson Baptista é estudante de Biologia na Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e para ele foi uma surpresa encontrar no CIG várias oportunidades de pesquisa na área de câncer, sua especialidade. “Foi uma experiencia incrível. Cursos como esse contribuem com nossa formação e mostram uma visão que não se tem na graduação, é um leque (de oportunidades) que se abre”, resume. 

DSC_7511

 

PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE INVERNO EM ZOOLOGIA PROMOVE NOVAS ABORDAGENS 

A ideia de criar o Curso de Inverno em Zoologia, surgiu a partir da grande procura pelos minicursos ofertados durante o Simpósio do PG Zoologia, em 2018, evento em que os alunos da pós-graduação apresentam seus projetos de pesquisa.  

De acordo com a organização, o curso teve ao todo 78 inscritos, sendo a maioria do Paraná, além de participantes de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. Contou com 11 minicursos. “Sendo que em todas as atividades tivemos um grande número de participações, acreditamos que o curso como um todo agradou os participantes”, relata o doutorando André Confetti. 

Os alunos Ana Beatriz Ramos de Oliveira, Catarina Lopes, Alexia Granado e Nathan Lagares (UNIRIO) relataram que o curso foi muito interessante, destacaram que os minicursos tiveram abordagens diferenciadas do que estão acostumados. “Tipo o clássico ‘biologia de elasmobrânquios’ que, nesse curso, se voltou completamente para gestão pesqueira e legislação”, explicam. Além disso, citam o interesse em seguir carreira acadêmica (doutorado e mestrado) a partir do que foi abordado nas palestras. 

Para a professora LiLian Manica, o evento permitiu ampliar a visibilidade do PG Zoo, assim como do Setor de Ciências Biológicas e da UFPR. Os participantes do curso puderam conhecer e aprender técnicas de pesquisa em Zoologia, e poderão aplicá-las em suas pesquisas e em trabalhos futuros nessa área do conhecimento. 

 DSC_7617

Legenda foto: André Confetti, doutorando do PPG Zoo, com participantes na aula prática de Bioacústica. Arquivo pessoal.   

CURSO DE INVERNO DE FISIOLOGIA ABRE AS PORTAS DOS LABORATÓRIOS E PROMOVE PPG PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO 

Entre os dias 22 e 26 de julho, o Programa de Pós-Graduação em Fisiologia promoveu a quarta edição de seu Curso de Inverno.  

Neste ano, o curso teve aproximadamente 80 inscritos. Porém, devido ao tamanho dos laboratórios para as aulas práticas, a organização selecionou 20 participantes, entre graduandos a partir do terceiro período de faculdade e que tivessem participado de algum projeto de extensão ou iniciação científica. 

Nesta edição houve algumas novidades, como maior interação com os inscritos através de memes nas redes sociais; mais participação dos laboratórios de diferentes áreas do Departamento de Fisiologia; uma mesa redonda em que docentes relataram suas jornadas acadêmicas; e um questionário anônimo de avaliação do curso. Outro diferencial foi a palestra da Dra. Marina Cardoso Vasco, sobre “Foco e acabativa – como desprocrastinar e terminar o que começa”. 

O curso visou promover as aulas práticas e a pesquisa, abrindo as portas dos laboratórios. “É importante que os alunos conheçam as linhas de pesquisa de cada laboratório para melhor decidirem suas áreas de interesse e também para observarem o nosso cotidiano, os prós e os contras, como pós-graduandos de universidades federais”, ressalta a doutoranda Jessica Ilkiw, umas das organizadoras do evento. Também participaram da organização os pós-graduandos Laís Soares Rodrigues, Daiana Milena Bronoski, Gislaine Bonete, Patrícia Dominico dos Santos, Francielle França da Rosa e Claucio Antonio Rank Filho.

A palestra com a Dra. Marina foi um dos destaques do curso de inverno. Foto - Divulgação (1)

SEMANA CIENTÍFICA DIVULGA O TRABALHO DO PPG-BIOQUÍMICA 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Bioquímica organizou entre os dias 23 e 27 de Julho a VII Semana Científica da Bioquímica. O evento, contou com a participação de 90 inscritos, dos quais metade fora de Curitiba, como Paranaguá (UNESPAR), Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Santa Catarina (UDESC), Manaus (UFAM), Viçosa (UFV) e Rio de Janeiro (UFF). 

Foram ofertados 11 minicursos que englobaram todas as linhas de pesquisa da pós-graduaçãoDe acordo com a organização, o melhor avaliado foi de Extração e caracterização Química de Carboidratos, o qual os ministrantes trouxeram práticas relacionadas à rotina do laboratório.   

As representantes discentes Ana Caroline GoedertDainesy Martins e Isabela Cavalcante ressaltam que o evento tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pelos grupos de pesquisa dentro da pós-graduação.Procuramos demonstrar que os estudos que são realizados aqui afetam diretamente a vida das pessoas como um todo. Desde pesquisas que buscam novos medicamentos para o câncer até engenharia genética de microrganismos, para diminuir o uso de fertilizantes”, relatam. 

Para a aluna de Biomedicina Carla Julia Ragaio, da Universidade Tuiuti do Paraná, o evento agregou no seu conhecimento acadêmico, pois muito do que foi visto ainda é novidade e serviu de matéria complementar. “Por causa do minicurso de métodos para medição de atividade neuronal, me interessei bastante por causa dos fármacos e das patologias do cérebro. Isso me motivou mais aindaexemplifica Ragaio. 

O melhor pôster da VII SCBU foi da participante Ana Maria Melo. Fotos - ASPEC

Legenda: premiação do melhor pôster para a aluna Ana Maria Melo.

 

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR