O projeto de extensão Ciência Interativa, do Departamento de Biologia Celular (DBiocel) promoveu atividades nos dias 25 e 29 de outubro com estudantes de ensino médio dos colégios estaduais Emilia Buzato e do Campo Nossa Senhora da Conceição, de Campo Magro.
Os 37 alunos do Emília Buzato visitaram o Centro de Microscopia Eletrônica (CME), o Museu de Ciências Naturais (MCN) e laboratórios do Departamento de Biologia Celular (Dbiocel), acompanhados pelos professores Flavia S. Rios (coordenadora do Ciência Interativa), Célia Regina Franco , Ivo Hartmann e a equipe técnica do CME (Érico Sito Szameitat, Rosângela Borges Freitas, Luiz Gustavo de Matos dos Santos, Sharon de Toledo Martins, Gabriel Kavilhuka Metzger e Amabily Bohn).
Estudantes do Colégio Emília Buzato junto à equipe do CME
Os alunos puderam participar da preparação de amostras para Microscopia Eletrônica de Varredura e ver em funcionamento os Microscópios Eletrônicos de Transmissão e de Varredura. No Dbiocel, os estudantes observaram diversas amostras biológicas e não biológicas, através de uma variedade de instrumentos ópticos. Eles também visitaram o Museu de Ciências Biológicas, acompanhados dos monitores do local.
Os alunos observaram amostras com lupas de mão, fonescópio, estereoscópio e microscópio óptico convencional
Os 28 estudantes do Nossa Senhora da Conceição fizeram uma trilha no Capão do Tigre, no Campus Botânico da UFPR, onde receberam informações sobre biosfera, bioma, comunidades, populações e organismos. Também coletaram amostras para observar ao microscópio óptico e encontraram estudantes de mestrado em engenharia florestal, que lhes mostraram como medir as araucárias.
Alunos do Colégio do Campo Nossa Senhora da Conceição no início da trilha do Capão do Tigre
Eles também visitaram o CME e o Dbiocel, onde puderam observar as amostras de plantas, fungos, liquens e insetos coletados pela manhã. Também aprenderam a preparar lâminas de Elodea (uma planta aquática), catáfilo de cebola e paramécios, com noções básicas de microscopia.
Na visita das duas escolas, vários alunos também fizeram perguntas a respeito dos cursos ofertados pela UFPR e impressionaram-se com o fato de a universidade ser pública e gratuita, manifestando desejo de estudar em nossa instituição.
Os estudantes de Ciências Biológicas Jhonata H. Macedo, Gabrielle Rodrigues, Alice P. Ribeiro, Vinicius Mocelin, Marcelo H. Rogelin, Nataly C.J. Pires e Fernanda C. Pech, bolsistas e voluntários do Ciência Interativa, participaram do planejamento, organização e execução de todas as atividades.
Os bolsistas e voluntários do projeto tiveram uma interessante experiência de iniciação à docência e orientação de atividade de campo
As atividades foram incluídas como parte do Mês Nacional da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem como objetivo de mobilizar a população, em especial os jovens, para atividades científico-tecnológicas. Veja aqui mais fotos das visitas.
Fotos – Louiselene Meneses (ASPEC) e acervo da professora Flavia S. Rios