Um grupo de professores e estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu um material que apoia os estudos de anatomia animal, para alunos de agronomia e zootecnia.
O Atlas de Osteologia de Bovinos e Equinos é resultado do trabalho dos professores Maria Fernanda Pioli Torres e Amilton da Rocha Leal Junior, do Departamento de Anatomia, e de Marcio Carboni, do Departamento de Expressão Gráfica. Colaboram com a obra 13 estudantes dos cursos de Zootecnia, Agronomia e Expressão Gráfica da UFPR.
O livro traz dados sobre o sistema esquelético, com ilustrações e imagens detalhadas das estruturas dos dois grupos. Em cada gravura, estão descritos o local e a função de cada estrutura óssea presente nesses animais.
O material é utilizado na disciplina de anatomia dos animais domésticos, que estuda a forma e a estrutura dos órgãos de cães, gatos, equinos, ruminantes, suínos e aves. A professora Maria Fernanda explica que o material complementa o estudo da anatomia animal, em especial durante o ensino remoto. “Como existem poucas opções licenciadas, conseguimos entregar para o aluno um conteúdo voltado ao perfil desses cursos, pois grande parte do material existente é direcionado para estudantes de medicina veterinária”, destaca.
Para a confecção do atlas, a equipe utilizou fotografias obtidas nos laboratórios de anatomia animal da universidade, que foram tratadas no Laboratório de Modelagem e Prototipagem (LAMP).
Os autores explicam que o ensino da anatomia nesses cursos é desafiador em função de diferentes áreas de atuação profissional e da carga horária reduzida para ministrar um vasto conteúdo. Outra preocupação da equipe é disponibilizar o conteúdo em formato digital, para que os alunos possam acessá-lo por smartphones, tablets e computadores.
A produção do material didático começou em 2017, com estudantes de iniciação científica do Departamento de Anatomia e bolsistas do LAMP. A próxima etapa da parceria será a confecção de atlas que contemplem outros sistemas da anatomia animal. “É nosso desejo que este atlas possa auxiliar os estudantes em seus estudos, e representar a importância e a beleza da anatomia dos animais domésticos”, pontuam os autores.
O material completo está disponível aqui
Por João Cubas