Setor de Ciências Biológicas

CME: Tecnologia de ponta a serviço da pesquisa

O Centro de Microscopia Eletrônica (CME) completa 50 anos de fundação em 2018. É um dos mais abrangentes laboratórios de apoio à pesquisa científica em funcionamento da UFPR. Hoje, de acordo com sua Direção, o CME está entre os dez melhores centros de microscopia eletrônica do país.

Desde sua fundação, o caráter multiusuário do laboratório é destaque, com o envolvimento da antiga Escola de Engenharia, hoje Setor de Tecnologia, que cedeu o atual espaço ocupado pelo CME. Pesquisadores dos Setores de Tecnologia, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, da Terra, Agrárias, Saúde, Litoral e Palotina são usuários do Centro, além dos externos à UFPR.

Atualmente trabalham no CME cinco servidores para atender a demanda destes usuários e a manutenção dos equipamentos. Na última década, vários investimentos foram realizados de forma a modernizar a estrutura do CME. Em 2010, por exemplo, foram adquiridos os microscópios de bancada, que aliviaram a demanda de alunos das diversas áreas da UFPR. Este equipamento permite a magnificação de até 24.000 vezes, o que é aceitável para grande parte das pesquisas que necessitam observar aspectos morfológicos acima do que é possível de se observar com um microscópio óptico.

a-atual-equipe-do-cme-que-oferece-servicos-a-varios-setores-da-ufpr-e-a-comunidade-externa

A atual equipe do CME, que oferece serviços à vários setores da UFPR e à comunidade externa

Outro destaque é o equipamento que usa a técnica da catodoluminescência, que emite luz a partir da incidência do feixe de elétrons, permitindo análises de materiais como rochas, semicondutores e células com marcadores. Esta técnica é capaz de realizar imagens pancromáticas, imagens monocromáticas e espectros com temperatura controlada na faixa de -180 a +110 oC e não encontra similar na América Latina.

Em 2013, o Centro recebeu um avançado microscópio de varredura. Ele contém um estágio motorizado, que move mecanicamente a amostra e através de um programa especializado permite realizar análises metrológicas, ou seja, extrai as informações nos três eixos (X, Y e Z). Permitindo análises de texturas, volumes, alturas, depressões e rugosidades.

o-microscopio-eletronico-de-transmissao-em-300-fabricado-pela-philips-foi-o-primeiro-equipamento-do-cme

O microscópio eletrônico de transmissão EM 300, fabricado pela Philips, foi o primeiro equipamento do CME

O Microscópio Eletrônico de Varredura com Alta Resolução foi a mais recente aquisição do CME. Este equipamento aproxima a amostra em até 1 milhão de vezes e permite análises químicas e cristalográficas do material, inclusive a caracterização em altas temperaturas, assim como em ambientes com a pressão próxima da pressão atmosférica com umidade controlada, sem a preparação prévia (desidratação ou revestimento com outros materiais).

A última aquisição contemplada no Edital CT-INFRA de 2012 estará no CME em 2019: um Microscópio de Eletrônico de Transmissão com Alta Resolução e com microanálise.

Os laboratórios de preparação de amostras do Centro de Microscopia Eletrônica da UFPR preparam amostras para análises em microscopia eletrônica. O Laboratório de Amostras Duras possui equipamentos sofisticados para corte e polimento fino de materiais diversos. Há também limpadores ultrassônicos e um polidor iônico, usado no preparo de amostras para microscopia eletrônica de transmissão.

O Laboratório de Amostras Biológicas está equipado com duas metalizadoras (para procedimentos com ouro e carbono), um ponto crítico, ultramicrótomo e uma bidestiladora, além de acessórios e reagentes próprios para o preparo deste tipo de amostra.

o-quanta-450-feg-e-um-dos-quatro-microscopios-eletronicos-de-varredura-do-centro

O QUANTA 450 FEG é um dos quatro microscópios eletrônicos de varredura do Centro

Diante da constante modernização e ampliação do Centro, uma nova sede é planejada para melhor abrigar os equipamentos e proporcionar maior comodidade aos usuários. Um grande desafio é a construção deste novo espaço dentro da UFPR, com condições técnicas e ambientais para a instalação adequada destes sofisticados equipamentos.

No próximo mês de outubro, o CME realiza o I Simpósio Paranaense de Microscopia Eletrônica e Microanálise, para integrar a comunidade científica interna e externa com o setor produtivo. A equipe do CME convida todos os usuários a mostrarem os resultados com base em microscopia eletrônica e microanálise que foram destaque em seus projetos.

De acordo com a Direção do Centro, estima-se que 40% da produção científica da Universidade resultou do emprego de técnicas de microscopia e microanálise realizadas no Centro. Portanto, há muitas razões para orgulhar-se neste jubileu e olhar com esperança para os desafios dos próximos 50 anos.

Por João Cubas, com informações do Comitê Cientifico do CME

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR