Setor de Ciências Biológicas

Comitê Setorial de Biossegurança acompanha retorno seguro às atividades presenciais

O retorno às atividades letivas 100% presenciais está condicionado às definições das autoridades de saúde e da Comissão de retomada do ensino presencial, com apoio nas recomendações da Comissão de acompanhamento e controle de propagação do novo coronavírus na UFPR.

O início das aulas está previsto para o dia 31 de janeiro. Em vista do grande aumento de número de casos de Covid-19, embora com menor gravidade, e da previsão de que o pico de ocupação hospitalar ocorra no início de fevereiro, as duas primeiras semanas do período letivo serão na modalidade remota.

Dependendo de decisão de colegiados de cursos, algumas disciplinas poderão nessas duas semanas ter aulas práticas presenciais. Essa decisão da Comissão de Retomada visa evitar exposição de servidores e estudantes no período mais crítico.

Para que essas atividades ocorram com toda a segurança possível, o Comitê Setorial de Atividades Práticas e Biossegurança apoia a Direção do Setor de Ciências Biológicas na definição dos parâmetros adequados para a sua realização.

Durante o semestre passado, o comitê ficou responsável por atender as solicitações de aulas práticas presenciais e de atividades em laboratórios.

Além disso, 12 disciplinas de graduação ministradas no SCB receberam autorização para atividades presenciais entre setembro e dezembro de 2021, seguindo as diretrizes do comitê. Durante essas disciplinas, não houve relato de contaminação, todos usaram máscaras e houve distanciamento.

Para o retorno previsto para os próximos dias, o comitê respaldou a ocupação de até 100% de capacidade em locais onde há ventilação, com janela, portas abertas e uso permanente de máscara. Em anfiteatros com menor ventilação, a ocupação será de até 50%, para viabilizar maior distanciamento.

“Visitamos salas de aula, recomendamos a adequação da capacidade, e aí em conjunto com a equipe da Direção do Setor começamos a fazer essa prospecção”, conta a professora Katya Naliwaiko, do Departamento de Biologia Celular e presidente do comitê.

Toda a comunidade poderá ser atendida, pois houve a ampliação de capacidade no SCB, com a mudança do Curso de Fisioterapia para o Campus Botânico e com o uso de salas de pós-graduação, quando necessário.

“Acreditamos que já montamos um modo de trabalho e sabemos o que fazer” reforça o técnico de laboratório Fabio Caetano, do Departamento de Fisiologia e integrante do comitê.

Na sequência, a equipe planeja um trabalho maior de conscientização, via redes sociais e informativos que serão divulgados nos próximos dias, com orientações sobre o uso e o descarte de máscaras, regras nos usos de equipamentos, entre outras.

 

Outras ações

Além das ações da comissão de combate ao coronavírus e dos comitês setoriais, a UFPR tem várias iniciativas que assegurarão o retorno às atividades presenciais.

  • Os testes para detectar o coronavírus em servidores e estudantes que apresentarem sintomas de Covid-19 são feitos três vezes por semana. A ação é realizada pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho), do Departamento de Genética, com a coordenação da Direção do Setor de Ciências Biológicas (SCB) e parcerias do Centro de Atenção à Saúde (Casa 3) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (Nepes) da UFPR. Os testes são realizados às segundas, quartas e sextas, com agendamento prévio.
  • O Nepes irá acompanhar e orientar os casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. O “Caminho do Monitoramento” abrange o acompanhamento dos resultados de testes e o telemonitoramento de pessoas contaminadas e de indivíduos que apresentarem sintomas característicos de Covid-19 ou tiverem contato com alguém que testou positivo. A comunidade poderá entrar em contato com o Núcleo pelos telefones (41) 98482-0007 e (41) 98482-0008 ou pelo e-mail nepes@ufpr.br para esclarecimento de dúvidas e orientações.
  • Um aplicativo gratuito e de uso simples vai auxiliar o rastreamento e a identificação de possíveis casos suspeitos e positivos de Covid-19 entre a comunidade acadêmica. Criado por estudantes e professores da instituição, a ferramenta Check UFPR busca trazer maior segurança para o retorno das atividades presenciais na Universidade Federal do Paraná.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR