O Programa de Pós-graduação em Fisiologia (PPG-Fisio) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou entre os dias 10 e 14 de outubro a primeira edição do seu Curso de Férias. As atividades, voltadas a estudantes de graduação ou recém-formados, aproximaram os participantes das vivências em laboratório dos fisiologistas.
A abertura do evento teve a palestra do vice-diretor do SCB, professor Marcelo Lima. A programação também contou com diversas práticas laboratoriais em diversas áreas da fisiologia como as do sono, renal, cardiovascular, metabólica, endócrina e neurofisiologia.
O curso foi aberto a comunidade interna e externa da universidade e contou com cerca de 20 participantes, entre eles. Mariangela Henz, que estuda Biomedicina na Uninter e Saúde Coletiva na UFPR. De acordo com ela, o curso proporcionou um maior contato com a área laboratorial e despertou o interesse em seguir no campo acadêmico. “Se eu fosse escolher hoje uma linha de pesquisa na Fisiologia, eu escolheria a de endocrinologia e reprodução.’’
Ao final, uma mesa redonda discutiu como a divulgação cientÃfica é feita na prática, com a participação do canal Meteoro Brasil, do podcast DelÃrios Biomédicos e do professor Bruno Martynhak, coordenador do projeto extensionista Fisiologia na UFPR.
Na visão da mestranda SofÃa Arioni, uma das organizadoras do curso, o conhecimento compartilhado durante vai além da formação técnica. “Essa vivência é uma oportunidade de os alunos entenderem se esse é um caminho que eles querem seguir na academia’’.
Sobre o PPG Fisiologia
O PPG-Fisio é considerado um dos pioneiros na região Sul do paÃs a ser articulado dentro de uma abrangente área de concentração em Fisiologia. Desde 2010, o curso propõe-se a fomentar, construir e disseminar o conhecimento em Fisiologia, contribuindo de forma significativa para a construção de um corpo de recursos humanos altamente qualificado e produtivo.
Texto: João Vitor de Oliveira, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)