Alunos do curso de Fisioterapia da UFPR vão praticar o que aprendem em sala no Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas Buona Vita (CIA-BV), em Curitiba. O termo de cooperação técnica foi assinado na tarde última quarta-feira, 5, pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, e pelo diretor executivo da empresa, Luiz Carlos Caramori.
A partir da próxima segunda-feira, 10, os estudantes da Federal do Paraná terão a oportunidade de vivenciar os conteúdos das disciplinas “Fisioterapia Dermatofuncional” e “Fisioterapia em Saúde da Mulher” em atendimentos gratuitos a adolescentes, com o uso de cosméticos e de equipamentos do CIA-BV. A parceria oferece oportunidade de estágio, aulas práticas e troca de conhecimentos com profissionais de outras áreas – estética, nutrição e psicologia.
“A gente vê com bons olhos essa parceria e esperamos que ela se amplie. Para o formação do profissional fisioterapeuta, é extremamente importante essa cooperação que se consolida”, avalia a vice-coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Talita Gianello Gnoato Zotz. A entidade capacita profissionais que atuam no segmento da estética e fomenta pesquisas e o desenvolvimento tecnológico de inovações para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria.
“Os estudantes vão trabalhar com três grupos inicialmente: por meio da disciplina ‘Habilidades Fisioterapêuticas’, vão atender adolescentes com acne, celulite, estrias e outras questões. Posteriormente, haverá outros dois campos de atuação: oncologia e gestação”, explica Rubneide Barreto Silva Gallo, professora do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da Universidade.
Os graduandos serão voluntários dos projetos sociais Estética Teen, Gestar Saudável e Bem viver na Oncologia. “Eu me sinto realizado em poder fazer com que a nossa empresa cumpra a sua função social junto a uma instituição de renome como a UFPR. Isso vai fazer com que os alunos consigam se aproximar da realidade do mercado”, afirma Caramori.
Texto: Bruna Bertoldi Gonçalves, da Sucom/UFPR