Entre os dias 16 e 20 de julho, o SCB sediou o 11º Curso de Inverno de Genética da UFPR. Promovido pelos alunos da pós-graduação, o evento reuniu 100 estudantes, que participaram de minicursos, palestras e apresentação dos laboratórios do Departamento de Genética.
Um dos destaques do evento foi a mesa redonda em homenagem ao centenário de nascimento de Newton Freire-Maia. Os professores Eleidi Freire-Maia (esposa de Newton), Mário Portugal Pederneiras e Maria Luiza Petzl-Erler relataram aspectos relevantes da trajetória do geneticista, dedicou mais de 50 anos ao trabalho na UFPR. “Foi emocionante conhecer como começou a história da genética aqui”, resume a doutoranda Carla Sulzbach, que fez parte da organização do evento.
Os professores participantes da mesa-redonda sobre o Professor Freire-Maia, com a organização do evento. Foto – CIG-UFPR
Durante o evento, também foi possível conhecer áreas da genética as quais os participantes não conheciam. “Nunca tinha ouvido falar em Micro RNA. Eu trabalho mais com alimentos, biomassas. Agregou muito conhecimento”, relata Isabelly Yamanaka Bonatto, estudante de Engenharia de Bioprocessos do Campus Dois Vizinhos da UTFPR.
Isabelly Bonatto, da UTFPR, e Paola Singi, da UEL, no intervalo entre as palestras da última quinta-feira, 19. Foto – ASPEC
Larissa Cavalheiro Klauss, que faz Ciências Biológicas do Campus IFPR de Palmas (PR), conta que o CIG foi a sua melhor experiência durante a vida acadêmica. “As palestras, apresentações de laboratório, foi tudo muito bom”, afirma a aluna, que pretende se especializar em bioinformática.
O paraguaio Iran Servin cursa Ciências Biológicas na Universidade Nacional de Assunção. Seu TCC é sobre biologia do câncer, e no CIG ele teve contato com novidades sobre o assunto. “No minicurso de biologia do câncer, vi muitos avanços nas técnicas de diagnóstico. Há muitos que fatores para pesquisar e aprofundar”.
Iran (à esquerda) e Larissa (de amarelo) junto com outros participantes do CIG. Foto – ASPEC
Para a organização, o fato de o evento congregar estudantes de vários lugares enriqueceu as discussões. “Eles fizeram contribuições muito boas, com questionamentos interessantes, mostrando conhecimento, dúvidas, experiências”, resume a doutoranda Verónica Solis.
Neste ano, foram disponibilizadas 100 vagas, que foram preenchidas de acordo com alguns critérios, como a participação anterior em eventos científicos, produção acadêmica e interesses. Foto – CIG-UFPR
Minicursos com atividades práticas também fizeram parte da programação. Foto – CIG-UFPR
O contato com os professores e com os atuais alunos do PPG-Genética é um dos atrativos do evento. Foto – CIG-UFPR
Os laboratórios do Departamento de Genética abriram as portas para mostrar seus trabalhos durante o evento. Foto – CIG-UFPR
Estudantes de vários estados do Brasil participaram das atividades. Foto – CIG-UFPR
Ao final do evento, a foto oficial com todos os participantes. Foto – ASPEC