A Feira de Cursos e Profissões da UFPR, realizada entre os dias 18 e 21 de agosto, mostrou para futuros graduandos e para a comunidade as possibilidades oferecidas pelos cursos de graduação da UFPR. Alunos e professores dos quatro cursos do Setor de Ciências Biológicas marcaram presença e mostraram nos stands um pouco do que os candidatos poderão encontrar por aqui.
Os graduandos de Ciências Biológicas mostraram vários materiais que são utilizados nas aulas práticas e em projetos de pesquisa e extensão. Fotos, vídeos e um jogo interativo testaram os conhecimentos dos visitantes sobre temas relacionados à biologia. Havia também amostras de plantas de cultivo invitro com importância econômica. Os estudantes Marcela Naomi Okabayashi e Kaique Henrique Peixoto acreditam que, depois de dois anos sem a feira presencial, o evento é uma boa oportunidade de mostrar as atividades da UFPR para quem ainda não conhece a instituição. “Depois que eles ouvem tudo o que temos para falar, o tanto de coisas que a biologia envolve, espero que haja uma maior valorização da pesquisa científica”, ressalta Marcela.
Já na Educação Física, a interação tomou conta do corredor, com brincadeiras para atrair os visitantes. Mas, de acordo com a estudante Carol Louise Pacheco, houve também a preocupação de trazer outros aspectos do curso que vão além do esporte. “Explicamos que temos produção científica, com conhecimentos que muitas vezes não são vistos”, enfatiza. Outro ponto que a aluna destaca são as políticas de inclusão e de permanência na universidade. “Muitos estudantes que chegam aqui não conhecem os cursos e não enxergam perspectivas, pois acham que a Universidade é algo muito distante”, completa.
Na Fisioterapia, quem visitava o stand era convidado a testar o seu equilíbrio em aparelhos utilizados em tratamentos fisioterapêuticos. As estudantes Thaynara Thays Monegaglia e Mariana Gonçalves Malinoski contam que as principais dúvidas foram em relação à duração do curso, diferenças entre a Fisioterapia e a Educação Física e as opções do mercado de trabalho. “Para nós é muito importante, pois já estivemos do outro lado, sem ter muita noção do que iríamos fazer, das diversas áreas que tem na Fisioterapia. Quando estamos inseridos é que conseguimos ver o quanto podemos contribuir”, afirma Thaynara.
No espaço da Biomedicina, os estudantes trouxeram materiais que são utilizados nas disciplinas do ciclo básico do curso. Lâminas de Biologia Celular, vetores de parasitologia e placas com bactérias modificadas chamaram a atenção de quem passou por lá. De acordo com as estudantes Handria Sampaio de Souza e Jessica Boschini D’Agostin as principais dúvidas foram sobre a atuação em áreas específicas, como estética e perícia criminal. Outro destaque dado pelos alunos foi a valorização da pesquisa, uma área forte no curso da UFPR. “Eu valorizo essa nossa formação, pois ela nos permite estar na linha de frente da pesquisa”, comenta Jessica.
O evento contou ainda com palestras feitas pelos coordenadores dos cursos. Para a coordenadora da Biomedicina, Djanira Veronez, as apresentações são extremamente necessárias, pois “permitem que os professores passem mais detalhes sobre a vivência dos cursos, que possam falar um pouco mais sobre a área de atuação e principalmente sobre como será a vida do aluno após se formar. Isso é muito esclarecedor e importante para eles”, afirma.
Confira outras fotos do evento no link disponível aqui
Texto e fotos: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)
Com informações da Sucom/UFPR