Setor de Ciências Biológicas

CURSOS DO SCB PARTICIPAM DA FEIRA DE PROFISSÕES DA UFPR 

A 17ª Feira de Cursos e Profissões da UFPR, realizada entre os dias 22 e 25 de agosto no Polo Piraquara da UFPR, mostrou para 85 mil pessoas as possibilidades dos cursos de graduação da UFPR.  

Para atrair público, estudantes dos quatro cursos de graduação do nosso Setor – Ciências Biológicas, Educação Física, Biomedicina e Fisioterapia – mostraram criatividade e animação. O evento contou ainda com palestras feitas pelos coordenadores dos cursos. 

Na Educação Física, a dança, o canto e a interação tomaram conta do corredor. Além disso, os estudantes da UFPR fizeram questão de desmistificar alguns conceitos dos visitantes que estiveram ao espaço. “Explicamos que não é necessário praticar nenhum esporte antes de entrar no curso.  você vai aprender nas disciplinas para poder ensinar”, exemplifica a graduanda Ellen Eloise de Oliveira. Já a acadêmica Eduarda Sthefany Pereira Nunes relata que as principais dúvidas estavam na diferença entre licenciatura e bacharel, na nota de corte no vestibular e as possibilidades profissionais. “Explicamos que o bacharel pode trabalhar em outros locais além da academia, como empresas ou na pesquisa”, destaca. 

Na Fisioterapia, quem visitava o stand era convidado a testar o seu equilíbrio em aparelhos utilizados em tratamentos fisioterapêuticos. “O balanço pode ser utilizado por qualquer paciente que tenha desequilíbrio e assim, poder reabilitar o equilíbrio para fazer o básico na vida”, explica a estudante Amanda Ávila. Natanye Valencio contou que os visitantes apresentaram mais dúvidas em relação às áreas de atuação do fisioterapeuta. “Todo mundo chega aqui achando a fisioterapia é só Reabilitação. Então estamos mostrando sobre outras possibilidades”, resume. 

No estande da Biomedicina, os estudantes trouxeram elementos de laboratório e bancada para responder as diferenças desse curso em relação à medicina e à biologia, uma dúvida tradicional de quem procura a feira. Quem explica é a acadêmica Mariane Pagno: “Como não é uma área muito falada, o pessoal acaba ficando em dúvida mesmo. Trouxemos lâminas de bactérias, imagens de cromossomos, fotos com atividades de pesquisa e extensão, para ilustrar o que a gente faz durante a graduação. Outro destaque apontado por Pagno está no diferencial do curso na UFPR em relação a outras instituições, que enfatiza a base científica, capacitando os alunos ao exercício da pesquisa e da docência. 

Os graduandos de Ciências Biológicas montaram uma exposição que contou na evolução “do micro ao macro, desde a Biologia Celular até os grandes Ecossistemas. Para isso, foram trazidos aparelhos de microscopia, modelos de células e animais taxidermizados. A acadêmica Natalia Iatski destacou que as dúvidas sobre as possibilidades de atuação do profissional e a biologia marinha foram as que mais apareceram no estande. Já Luane Antunes comentou aos visitantes sobre os serviços oferecidos na UFPR – como RU, Intercampi, Casa 3 e estágios – no contexto do corte de gastos do governo federal. A UFPR não está para brincadeira, há um trabalho sério dentro, não só do nosso, mas de todos os cursos. A gente tem esperança para que (esses serviços) possam continuar, enfatizou. 

Após assistirem à explanação sobre o curso de Educação Física, as estudantes Tauane Gabriela Rocha da Silva e Elisa Cristina Blasius, do Colégio São Cristóvão de São José dos Pinhais, saíram decididas a fazerem o curso.  Para elas, a mudança de vida que o esporte pode proporcionar foi o que mais chamou a atenção. Assim como já acontece com elas, que praticam ginástica e voleibol dentro do ambiente escolar desde a infância. 

Mesmo quem não vai prestar vestibular este ano, também se prepara para as escolhas profissionais. Gabriel, Julio, Mariana e Ágata estão no 9º ano da Escola Literal, de Pinhais, e se entusiasmaram com as explicações da graduanda Fernanda Cuminesi, no estande de Ciências Biológicas“A gente passou em outros estandes, mas aqui o pessoal foi o mais animado. É muito interessante saber sobre os animais de uma forma natural, conversando“, resume Julio. 

 DSC_8609 DSC_8622 DSC_8664 DSC_8684 DSC_8701 DSC_8743 DSC_8812 DSC_8887 DSC_8888

Fotos – Juliana Barbosa (ASPEC) 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR