Setor de Ciências Biológicas

Pesquisas de mestrado e doutorado analisam aspectos do exercício aquático em pessoas com doença de Parkinson

Dois pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEDF) da UFPR, associados ao Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” (LAM-SF), do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF), realizaram suas defesas de mestrado e doutorado no último mês de julho.

A doutora Dielise Debona Iucksch defendeu a tese “Avaliação dos efeitos de um programa de exercícios físicos multicomponentes em ambiente aquático e terrestre na marcha de pessoas com doença de Parkinson”. Dielise investigou a complementação que exercícios físicos realizados no ambiente aquático e terrestre têm e o efeito na mobilidade de pessoas com Parkinson. Aspectos como a funcionalidade, função muscular, marcha foram considerados para incrementar o processo de recuperação funcional da saúde.

As defesas de Dielise e Luis ocorreram de forma híbrida

As defesas de Dielise e Luis ocorreram de forma híbrida

O mestre Luis Henrique Paladini defendeu a dissertação “Viabilidade e aceitabilidade de um programa de exercícios físicos aquáticos (PEFA) por meio do treinamento intervalado de alta intensidade em pessoas com doença de Parkinson: estudo piloto”. Luis analisou a viabilidade e aceitabilidade desse público de um Programa de Exercícios Físicos Aquáticos. No futuro, a expectativa da equipe é desenvolver um novo estudo, para que um número maior de participantes receba um treinamento com prescrição clínica de exercícios eficiente e adequada para esta população.

Os trabalhos foram realizados em parceria com o Hospital de Reabilitação (HR/CHT) e Associação Parkinson Paraná (APP), nos ambientes do Centro de Comportamento Motor do PPGEDF.

As duas pesquisas tiveram a orientação da professora Vera Lúcia Israel, do DPRF. Ela destaca que “a doença de Parkinson repercute nas condições de funcionalidade e parâmetros cardiorrespiratórios e a Fisioterapia aquática e terrestre podem ser opções terapêuticas seguras quando adequadamente prescritas pelo profissional fisioterapeuta”.

 Com informações de Tainá R. Melo e Vera Lúcia Israel

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR