Este ano, o Outubro Rosa do Setor de Ciências Biológicas (SCB) foi movimentado. O mês começou com a instalação de um laço na fachada do prédio central e a iluminação temática das rampas da entrada. No dia 21, o pátio principal recebeu a Mostra fotográfica “Prevenção de Janeiro a Janeiro”, que vai até 6 de novembro. As fotos retratam a luta de mulheres contra o câncer e são fruto de uma parceria entre o projeto social Anjos Sem Asas e o estúdio Roman Fotografias, de Curitiba. Ainda como parte das ações de conscientização, todos os prédios do Biológicas receberam conjuntos de cartazes com orientações sobre a prevenção do câncer de mama.
Além dessas intervenções fixas, o SCB contou com uma extensa agenda de eventos. O Movimenta UFPR, projeto que promove treinos de corrida na universidade, abriu uma turma especial de mulheres e as vagas se esgotaram em menos de um dia. Já os Departamentos de Fisiologia e Genética realizaram a primeira edição do Encontro sobre Avanços Científicos na Promoção da Saúde da Mulher, com a participação de pesquisadores e autoridades no tema. A ideia era apresentar ações e pesquisas recentes no segmento.
Também foram realizados cafés da manhã com as equipes de trabalhadoras terceirizadas do Setor, que receberam orientações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama e de colo de útero.
Outra ação que merece destaque é a edição especial do Café com Ciência, projeto do Centro Acadêmico de Estudos Biológicos (CAEB), que em outubro recebeu a bióloga Jéssica Tavares, enfermeira e head de planejamento estratégico da Liga Paranense de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner para o bate-papo: “Prevenir para Viver: O Poder Transformador da Prevenção em Saúde”.
Ao longo do mês, o Setor promoveu ainda uma campanha de arrecadação de itens de higiene para a Amigas da Mama, Organização Não Governamental (ONG) de Curitiba que apoia mulheres com câncer.
Este é segundo ano que o Setor de Ciências Biológicas promove uma agenda especial no Outubro Rosa. O ano passado contou com a iluminação da fachada do prédio central, instalação de cartazes, distribuição de panfletos e orientação com pesquisadores no pátio principal. Em 2024, as iniciativas foram ampliadas, atingindo um maior número de pessoas. “A cada evento, vamos ganhando mais cor”, disse o Diretor do Setor de Ciências Biológicas, Thales Ricardo Cipriani, durante o Encontro sobre Avanços Científicos na Promoção da Saúde da Mulher. “Que possamos construir cada vez mais pontes de conhecimento como as que estamos estabelecendo”, acrescentou o vice-diretor Marcelo de Meira Santos Lima.
O sucesso deve abrir caminho para as próximas edições, diz a professora Carolina Mathias, do Departamento de Genética. “Com certeza isso nos deu mais motivação para pensar em algo ainda melhor para os próximos anos”. A professora Ana Lucia Tararthuch, do Departamento de Fisiologia, também projeta crescimento. “Estou muito feliz em ver que a sementinha plantada em 2023 rendeu frutos em 2024. Que venha o Outubro Rosa 2025!”, finaliza.
(Por Lívia Inácio, Aspec BL)