A Editora UFPR lançou na primeira quinzena de maio a segunda edição do livro ”Como Produzir Morangos”. A primeira edição, de 2014, esgotou-se em menos de nove meses após o lançamento.
O livro conta com a participação de 23 autores de diferentes instituições, sendo seis deles, professores e pesquisadores da UFPR. Os organizadores da publicação são a professora Maria Aparecida Cassilha Zawadneak, do Departamento de Patologia Básica, a mestre em agronomia Joselia Maria Schuber e o professor Átila Francisco Mógor, do Setor de Ciências Agrárias.
Segundo Maria Aparecida, a contribuição que a obra traz para os produtores e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do morango motivou a segunda edição. “Desde 2015, estamos atualizando os conteúdos com o apoio da Editora da UFPR e dos autores. Técnicos e produtores de todo o Brasil aguardavam a nova publicação”, explica.
A obra é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar envolvida no programa de Produção Integrada do Morango (PIM), em que une conhecimentos de pesquisa e extensão. De acordo com a docente, desde a primeira edição do livro a cultura do morangueiro evoluiu muito, e sentiu-se a necessidade de difundir as técnicas de produção, que garantem um fruto de qualidade, seguro e que respeita o meio ambiente, além da certificação que o produtor recebe. “Novas cultivares estão no mercado, muitos estudos foram realizados com resultados importantes a serem difundidos para a comunidade”, revela Zawadneak.
As atualizações estão nos capítulos de nutrição do morangueiro, pragas, doenças, classificação, embalagem e rotulagem. Há ainda um novo capitulo sobre doenças pós-colheita do morango, em que são abordados aspectos importantes de agentes deterioradores dos frutos e que podem causar perdas relevantes à produção e qualidade de frutos.
Maria Aparecida ressalta que, além de levar conhecimento externo à universidade, a publicação também é uma maneira de os alunos envolvidos em pesquisa e extensão publicarem os resultados de seus estudos, além de serem formados como profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.
O livro pode ser encontrado na Editora UFPR ou pelo site: https://bit.ly/2WQUhig
Maria Aparecida é organizadora do livro, juntamente com os pesquisadores Joselia Schuber e Atila Mogor. Foto – arquivo pessoal