O X Workshop de Educação FÃsica Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, realizado em parceria com a UFPR (Universidade Federal do Paraná), promoveu a discussão e o compartilhamento de práticas significativas e atuais da área. O evento cientÃfico aconteceu no dia 1º de outubro, no prédio do Departamento de Educação FÃsica da UFPR e reuniu cerca de 500 pessoas, incluindo professores e pedagogos da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, acadêmicos e profissionais de Educação FÃsica de Instituições de Ensino Superior (IES) da cidade.Â
O objetivo principal do Workshop foi divulgar e fomentar reflexões sobre as práticas desenvolvidas na Educação FÃsica escolar. Além disso, buscou proporcionar momentos de discussão, compartilhamento e reflexão acerca dos conhecimentos que permeiam o universo das práticas corporais, dando visibilidade à s discussões atuais da área que dialogam com questões sociais, polÃticas, culturais e éticas.Â
A iniciativa de realizar o Workshop por parte da Secretaria Municipal de Educação é considerada de suma importância para pensar na qualificação permanente do trabalho docente. O evento atua como uma instância de compartilhamento entre os professores da rede, permitindo que eles encontrem pares para realizar trabalhos, vejam o que há de mais inovador e repensem suas próprias práticas. É também um lugar de incentivo e visibilidade para o trabalho inovador desenvolvido pelos educadores.Â
A participação da UFPR é de fundamental importância por promover uma parceria e um contato permanente que auxilia a superar o distanciamento entre a academia e a concretude do trabalho que ocorre nas escolas. Segundo o professor da universidade, Sidmar dos Santos Meurer, a colaboração permite que os professores da rede “voltem para a universidade, voltem para a cultura acadêmica, dialoguem com essa cultura acadêmica para pensar os seus próprios trabalhos”.
Foto: Acervo EDF
 A programação do X Workshop contou com diversos destaques que abordaram temáticas atuais e relevantes para a Educação FÃsica escolar. Entre as propostas apresentadas estavam:Â
Para o formato de apresentação expositiva, os trabalhos tinham a duração obrigatória de até 10 minutos, seguidos por 5 minutos para a etapa de discussões. Já os pôsteres ficavam expostos.Â
O processo de seleção dos trabalhos exigia que o interessado submetesse o resumo, confirmando o formato desejado (comunicação oral e/ou pôster). Os resumos recebidos eram, então, analisados por uma comissão avaliadora, que podia solicitar correções antes da aprovação.
Foto: Acervo EDF
A relevância do evento também se manifesta na conexão dos futuros profissionais com a realidade escolar, através da inserção em contextos de docência reais. A participação do PIBID (Programa Nacional de Iniciação à Docência), programa do governo federal mantido pela CAPES, é fundamental para essa articulação. O Workshop, por sua vez, é uma instância de visibilidade do trabalho que acontece nas escolas para os professores em formação inicial na universidade.Â
A força dessa conexão se reflete no número de trabalhos apresentados: somente de um dos projetos do PIBID, coordenado pelo Professor Sidmar dos Santos Meurer, nove estudantes — entre alunos de Pedagogia e alunos de Educação FÃsica — apresentaram trabalhos. No total, o Workshop teve mais de uma dezena de alunos do PIBID apresentando, à s vezes em parceria com os professores da rede, reforçando o elo entre universidade e escola.Â
O professor da UFPR, Sidmar dos Santos Meurer, destaca que a iniciativa de realizar o Workshop por parte da Secretaria Municipal de Educação é de “suma importância para pensar na qualificação permanente do trabalho docente”.
A organização, por sua vez, considera que os objetivos foram alcançados e que o evento consegue ter um impacto duradouro nos assuntos da Educação FÃsica na RME. Inclusive, já existem expectativas para a próxima edição, pois muitos professores que foram já sinalizam interesse em apresentar, relatando práticas e mostrando registros do que fizeram, estão fazendo ou farão. A Coordenadora da Equipe de Educação FÃsica da Gerência de CurrÃculo do Departamento de Ensino Fundamental, Fabiola Berwanger, ressalta que o evento é extremamente importante para explicitar o trabalho desenvolvido pelo profissional que opta pela licenciatura. Ela reforça que o Workshop mostra que a escola é um “contexto vivo, e que a presença do professor é decisiva na realidade de cada estudante”.Â
Foto: Acervo EDF
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR), com informações de Fabiola Berwanger (Coordenação da Equipe de Educação FÃsica da Gerência de CurrÃculo do Departamento de Ensino Fundamental) e Sidmar dos Santos Meurer (Professor da UFPR) – em 16/10/2025.