Setor de Ciências Biológicas

Esporte e Lazer: Docentes da UFPR apresentam pesquisas e fazem mediação em evento da Rede Cedes Paraná

Design sem nome (5)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) integra o Centro Paraná da Rede Cedes, uma parceria entre universidades públicas do estado. Cada instituição de ensino superior constitui um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer, com pesquisas próprias que, reunidas, formam o projeto no Paraná. Nos dias 27, 28 e 29 de abril, será realizado um seminário para apresentação dos resultados dos estudos dos últimos dois anos.

As pesquisas têm aderência às linhas “Políticas e Gestão Públicas do Esporte e Lazer”, “Programas Integrados de Esporte e Lazer” e “Memória da Educação Física, Esporte e Lazer”. O evento virtual é gratuito e oferece certificação. As sessões iniciam às 19h30, com término previsto para às 22h. Inscrições até o dia 26 de abril, próxima segunda-feira, neste link.

Programação

Junto com Morgana Cláudia da Silva, professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano (EMH) e do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sabrina Monique Bora de Andrade – estudante de Educação Física da UFPR e colaboradora do Centro Paraná – fará a primeira apresentação do evento. A explanação e o debate sobre a pesquisa “Processo de planejamento e apropriação dos espaços públicos de esporte e lazer: paralelismos e transferências entre as realidades urbanas de diferentes cidades do estado do Paraná” são o enfoque da Sessão I – “Infraestrutura e Espaços de Esporte e de Lazer”.

No dia 28 de abril, Doralice Lange de Souza, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Socioculturais sobre o Esporte Adaptado (Lepscea) da UFPR, e Luís Eduardo Cunha Thomassim – docente do Setor Litoral que leciona nos cursos de Educação Física e Serviço Social – apresentarão informações sobre o estudo intitulado “Análise de Programas de esporte adaptado e esporte paralímpico”.

Deoclecio Rocco Gruppi, professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), integra o trio de apresentadores da Sessão II – “Políticas, programas e ações de Esporte e de Lazer”. A mediação será conduzida pela professora Simone Rechia, líder e responsável pela criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (Geplec) da Federal do Paraná.

“Centro de Memória de Educação Física, Esporte e Lazer em universidades públicas no Paraná” é o tema da pesquisa que estará em debate no último dia do seminário. A Sessão III – “Memória de Educação Física, Esporte e Lazer”, contará com a participação de apresentadores, mediadora e comentadores de uma universidade uruguaia e de cinco instituições de ensino superior brasileiras.

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca, pró-reitores e professores da UFPR confirmaram presença no evento, que reunirá gestores e representantes de universidades do Brasil, coordenadores dos Centros da Rede Cedes de vários estados e autoridades das áreas da educação, do esporte e do lazer.

O evento será transmitido pelo canal da Rede Cedes Paraná no YouTube. Confira a programação. Mais informações no site http://www.redecedespr.org/seminario/seminario.php e no Instagram @redecedesparana.

Detalhes sobre ações e resultados das pesquisas do Centro Paraná da Rede Cedes estão disponíveis aqui.

Rede Cedes no Paraná

Os Centros da Rede Cedes no Brasil foram implantados como ação programática do Ministério do Esporte em 2003. As atividades no Paraná começaram a partir da apresentação de proposta – desenvolvida por estudantes da UFPR – para funcionamento de um Centro. A efetiva implantação no Departamento de Educação Física da Universidade ocorreu em 2005.

A Federal do Paraná, a Unicentro, a UEL, a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) firmaram a parceria que viabilizou as atividades do Centro Paraná da Rede Cedes.

De acordo com dados disponibilizados no portal da Rede, há 34 pesquisadores – 33 doutores e um mestre – e 34 alunos de graduação e de pós envolvidos diretamente nas pesquisas, que têm o objetivo de conhecer e analisar a estrutura atual das políticas públicas do esporte e do lazer no estado.

Saiba mais sobre a história do projeto no estado.

Por Bruna Bertoldi Gonçalves (Sucom/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR