Um grupo de dez estudantes da Quenlaand University of Tecnology (QUT), de Bribane, Austrália, conheceu as instalações do Departamento de Educação Física da UFPR na última semana.
A visita, financiada pelo governo australiano, foi possível através de um convênio científico da QUT com o Centro de Estudos da Performance Física (Cepefis) da UFPR. Além dos estudantes, participaram da visita os professores Geoffrey Minett e Lee Wharton, e doutorando da QUT Patrick Rodrigues, formado em Educação Física pela UFPR.
Grupo de estudantes australianos acompanhados do professor Raul Osiecki, do instrutor Robson dos Santos e de pós-graduandos em Educação Física da UFPR. Foto – Juliana Barbosa/ASPEC
Os alunos do curso de Sport Science (que equivale ao bacharelado em Educação Física no Brasil) participaram de diversas atividades práticas na UFPR, além de passeios em Curitiba e região. Um exemplo foi a oficina de capoeira com o instrutor Robson dos Santos, formado pela UFPR em 2016, realizada na sexta-feira, dia 22.
Na opinião de Raul Osiecki, coordenador do Cepefis, a experiência é nova tanto para os visitantes, quanto para a equipe do DEF, que recebeu pela primeira vez um grupo de estudantes de fora do Brasil por um período maior. “Eles assistiram minha aula da graduação, participaram de seminários e palestras. Para a QUT também foi inédito, uma vez que é primeira vez que alunos de Sport Science foram financiados para vir à América do Sul”.
Robson (em pé) mostrou aos alunos os principais movimentos da capoeira. Foto – Juliana Barbosa/ASPEC
Osiecki relata ainda que a visita rendeu parcerias, para que no futuro estudantes da UFPR também possam, assim como Patrick, estudar fora do Brasil. “Os professores da QUT serão coorientadores em projetos de pesquisa em nossa pós-graduação e já conseguimos escrever artigos científicos juntos. Essa parceria está se materializando muito positiva”.
Além da UFPR, os alunos da QUT visitarão nos próximos dias as instalações do curso de Educação Física da Universidade Positivo, antes de retornarem à Austrália.