Os estudantes do segundo período do curso de Odontologia da UFPR tiveram no primeiro semestre de 2017 o desafio de produzir Stop Motions – vídeos compostos por imagens em sequência – sobre a Odontogênese, como é chamada a formação dos dentes. A atividade foi orientada pelo Professor Ivo Hartmann, do Departamento de Biologia Celular, e fez parte da disciplina de Biologia Celular, Tecidual e Embriológica Bucal II. Os resultados foram apresentados na aula do dia 28 de junho.
As dez equipes elaboraram vídeos com massa de modelar, cartolina e outros materiais, que ganharam efeitos especiais inseridos nas edições. O objetivo foi ilustrar as fases do desenvolvimento dental. O aluno João Gabriel Gava Sauchuk conta que o trabalho foi uma maneira mais fácil de aprender o conteúdo. “Por conta desse trabalho, de fazer e discutir repetidas vezes, acabamos aprendendo e decorando todas as fases da odontogênese”, revela.
Os vídeos mostram as fases da formação do dente, durante a gestação até o rompimeto da gengiva.
Hartmann considera o método uma maneira de fazer com que os alunos aprendam a trabalhar em grupos por meio de uma técnica diferenciada. “É uma inovação para melhorar o ensino e a aprendizagem na universidade”, argumenta. Ao final das apresentações, o professor selecionará os vídeos que atendem todos os critérios de avaliação e disponibilizará online para que outros estudantes os utilizem como forma de estudo. Um exemplo é o trabalho produzido em 2016 pelas estudantes Aline Lirani, Renata Chemin e Tatiana Santos, que pode ser visto no link https://www.youtube.com/watch?v=m_vLdZwHPj8
Por Isabela Sizanoski/ASPEC