Mais uma semana de férias escolares muito bem aproveitada na UFPR! A segunda edição do Curso de Férias da Farmacologia ocorreu de 15 a 19 de julho e contou com a participação de 13 estudantes do Ensino Médio de três colégios públicos da Região Metropolitana de Curitiba: Colégio Estadual Tenente Sprenger, Colégio Estadual Aminthas de Barros e Colégio CÃvico Militar SemÃramis de Barros Braga. O evento é parte do projeto de extensão Prevenção ao Abuso de Drogas, que tem como objetivo geral esclarecer o mecanismo de ação das drogas e seus efeitos nocivos aos usuários através da vivência acadêmica.
Os alunos se inscreveram para passar suas manhãs e tardes de férias aqui na UFPR. Numa semana dedicada à conhecer mais sobre os malefÃcios do abuso de drogas, eles se envolveram em diversas atividades desenvolvidas com base no método cientÃfico pela equipe de professoras do Departamento de Farmacologia, tais como quizz, gincana de funções cerebrais, palestras, brincadeiras, teatro, conversas, exposições e experimentos em laboratório. De forma lúdica, praticaram as ferramentas de um cientista: formularam hipóteses, as testaram através de experimentos e realizaram coletas e análises. Foi uma construção coletiva de conhecimento, uma oportunidade para os alunos terem suas curiosidades e dúvidas respondidas através da metodologia cientÃfica.
Durante a jornada, os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar parte da rotina no ambiente acadêmico, como nas visitas ao Museu de Anatomia, Museu de Ciências Naturais e laboratórios. “Um dos pontos altos da semana foi a visita ao Departamento de Anatomia. O professor Rodrigo Schuh, colaborador desse projeto, mostrou a eles um cadáver e explicou sobre os órgãos humanos, deu uma super aula e todos adoraram!”, conta a professora Joice Maria da Cunha, coordenadora do projeto.
Uma feira de ciências organizada pelos próprios estudantes no auditório do departamento marcou o encerramento da semana, ocasião em que puderam apresentar o conhecimento construÃdo para um público formado por professores, técnicos e estudantes da Universidade. O monitor Mateus destacou a precisão com que os jovens apresentaram as temáticas na feira. “Foram capazes de explicar muitas coisas que aprenderam apenas dois ou três dias antes. Era visÃvel o fascÃnio deles com as atividades, por isso, creio, a fácil retenção do conteúdo”, diz.
Uma novidade nesta edição foi a parceria com o Museu de Ciências Forenses, com palestra de uma perita da polÃcia cientÃfica, que mostrou a eles como um perito trabalha, especialmente como fazem a caracterização quÃmica das drogas novas. Uma coincidência foi que muitos estudantes, antes mesmo de saberem da participação da polÃcia cientÃfica no evento, haviam mencionado interesse de seguir a carreira de peritos criminais.
Por meio de parcerias estabelecidas com Pró-Reitorias da UFPR, os estudantes tiveram a oportunidade de almoçar todos os dias no Restaurante Universitário. Essa vivência rendeu um dos relatos que mais emocionou a equipe de monitores. Um dos participantes, no feedback final do evento, de forma anônima, confessou que nunca tinha tido uma refeição tão gostosa como a que teve no RU. Para alguns monitores, participar do projeto significou aproximar-se de uma realidade bastante distante da sua. Bruna, por exemplo, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Farmacologia, relata que participar desse projeto foi uma experiência pessoal transformadora. “Possibilitou eu sair da minha bolha e enxergar de perto a realidade de muitos adolescentes em situações de vulnerabilidade. Fiquei impressionada com a resiliência, capacidade de superação que muitos deles demonstraram em diversos momentos”, conta. A estudante revela que também se comoveu muito pelo fato deles estarem conhecendo a Universidade. “Foi lindo ver os olhos brilhando nas caminhadas que eles faziam pelo campus. Eles interagindo, todos curiosos, tudo muito novo para eles. Ficou claro que esse contato acadêmico despertou neles o desejo de continuar estudando. O projeto mostrou que a Universidade Federal do Paraná é para eles também, que eles também têm o direito de estar aqui. Que eles também podem estar aqui”, emociona-se Bruna. Um dos objetivos do projeto, segundo a professora Joice, é justamente fazer com os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas sintam-se pertencentes à Universidade Federal. “A UFPR é para todos. Acho que a gente cumpriu essa meta”, diz a coordenadora.
“Uma semana muito gratificante! Isso só reforça cada vez mais, para mim, que pequenas ações que a gente faz podem ter um grande impacto na sociedade e que nós, todos juntos, podemos fazer a diferença na vida de alguém.” — Bruna, monitora.
“Foi muito bom ter esse contato com um público fora do mundo acadêmico. Percebi como ações assim, relativamente simples, podem beneficiar a sociedade de uma forma rápida.” — Matheus, monitor.
Para uma das estudantes do Ensino Médio participante do curso, a semana foi muito proveitosa. “Recomendo para todos os estudantes do Ensino Médio! Foi uma semana em que aprendi sobre coisas muito legais que com certeza vou usar na minha vida. E vou poder repassar esse conhecimento. Adorei! Quem tiver oportunidade de fazer, faça! Se eu puder fazer de novo, com certeza vou querer!”, diz.
O curso foi organizado e realizado pelas professoras Francislaine Aparecida dos Reis LÃvero, Janaina Menezes Zanoveli, Eunice André (vice coordenadora) e Joice Maria da Cunha (coordenadora). Com o sucesso da primeira edição, em 2024 o curso contou com um maior número de monitores voluntários: os pós-graduandos Ana Carolina Felipe da Silva (Mestranda PPG-Farmacologia), Bruna Isadora Pilger (Doutoranda PPG-Farmacologia), Gisele de Oliveira Guaita de Sena (Doutoranda PPG- Farmacologia), Julia Maria Zortea (Doutoranda PPG-Farmacologia) e Fernando José Spagnol (Mestrando PPG-Farmacologia), e os graduandos Thalita Suemy Uada, Leonel Witcoski Junior, Lucas Rauchbach Oliveira, Luiza Couto de Avanço, Nattaly Viana Lowen, Fernando Miguel Stelmach Alves, Melissa Harmatiuk Hirabayashi, Maria Eduarda Baron da Silva e Carlos Eduardo Monteiro, além da aluna bolsistas da Extensão Rafaella Héllen Alves Moro (graduanda do curso de Farmácia da UFPR). Teve apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFPR, do FDA Fluxo Programado 2023/2024, do Centro de Inovações e Ensaios Pré-clÃnicos (CIENP) e da Companhia de Teatro da UFPR, e apoio logÃstico da Rede Nacional de Educação e Ciência Leopoldo de Meis- Novos Talentos da Rede Pública.
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 25 de julho de 2024