O que você sabe sobre as unidades de Conservação do Brasil? Conhece os animais e plantas existentes no Parque Barigui? Como funciona o controle de pragas feitos por insetos?
Esses e outros temas foram objeto da disciplina de Teorias Ecológicas e Comunicação com a Sociedade, ministrada pelo curso de Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial em 2020. As atividades tiveram a orientação da professora Isabela Galarda Varassin, do Departamento de Botânica, e de estudantes da Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR.
O objetivo foi capacitar os alunos a transmitir conhecimento sobre as novas teorias ecológicas. Para isso, foram escolhidos nove temas, que foram objeto de aulas, ministradas pelos pós-graduandos.
Depois disso, cada uma das equipes desenvolveu uma apostila, com conteúdo a ser utilizado no ensino básico e em cursos de graduação em Biologia e áreas afins. Por fim, os grupos desenvolveram produtos de comunicação destinados ao público em geral.
Eco é pop
As alunas Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira da Cruz, Chaara Lipszyc Buss, Karen Alves de Oliveira e Luísa Panek Marques produziram o Podcast “ECO é Pop”, para falar de Serviços ecossistêmicos e o Controle de Pragas.
O mestrando Gabriel Preuss, tutor do grupo, aproveitou a experiência que já tinha com mídias digitais para criação do conteúdo. De acordo com o tutor, a maior dificuldade foi padronizar os trabalhos e tentar uni-los em uma mesma informação. Porém, as alunas venceram esse desafio, durante a escrita do roteiro e da gravação do podcast. “Com comprometimento e dedicação, conseguimos nos ajudar e aprender uns com os outros”, resume Gabriel.
Guia Mais Eco do Barigui
As estudantes Ana Cleuza de Souza Pelanda, Camila Blum Marques, Maria Clara Ariki Machado e Mayana Emanuela produziram o “Guia Mais Eco do Barigui”, que mostra a relação entre os animais e plantas existentes no local.
As interações Ecológicas são o objeto de estudo do doutorando Alejandro Restrepo. Para ele, o principal desafio foi preparar uma aula de 45 minutos, trazendo os conceitos de um jeito fácil de entender e empolgar os alunos. “Para conseguir o objetivo, eu li vários artigos e documentos para conseguir preparar a aula. Também tinha feito uma disciplina sobre o tema, isso me ajudou um pouco”, explica Alejandro.
Para elaborar o guia, o doutorando reuniu as quatro alunas para aprofundar alguns conceitos e tirar dúvidas delas, além de algumas referências que basearam a escolha do material.
Importância e ameaças às Unidades de Conservação
Os alunos Gabrielle V. Fernandes, Matheus P. Santos, Thais de Souza e Thalita M. Rote elaboraram um vídeo, que explica o papel das Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Ambiental no Brasil, sob orientação da mestranda Bruna Zorek.
Bruna relata que os estudantes não tiveram dificuldade na pesquisa sobre o tema, pois há bastante material disponível em português sobre o assunto. Porém, houve dificuldade na elaboração da parte escrita para organizar todo o conteúdo, que acabou ficando pronto em cima da hora, impossibilitando correções posteriores.
Ainda assim, foi possível trazer informações relevantes sobre os benefícios econômicos que as UCs podem trazer para o país, as leis de incentivo à criação desses espaços e as ameaças à conservação das unidades.
Estes e outros materiais de divulgação estão disponíveis na página da disciplina e no perfil @ppgeco.ufpr no Instagram.