Setor de Ciências Biológicas

Estudantes produzem materiais de divulgação científica sobre Teorias Ecológicas

O que você sabe sobre as unidades de Conservação do Brasil? Conhece os animais e plantas existentes no Parque Barigui? Como funciona o controle de pragas feitos por insetos?

Esses e outros temas foram objeto da disciplina de Teorias Ecológicas e Comunicação com a Sociedade, ministrada pelo curso de Ciências Biológicas durante o Ensino Remoto Emergencial em 2020. As atividades tiveram a orientação da professora Isabela Galarda Varassin, do Departamento de Botânica, e de estudantes da Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFPR.

O objetivo foi capacitar os alunos a transmitir conhecimento sobre as novas teorias ecológicas. Para isso, foram escolhidos nove temas, que foram objeto de aulas, ministradas pelos pós-graduandos.

Depois disso, cada uma das equipes desenvolveu uma apostila, com conteúdo a ser utilizado no ensino básico e em cursos de graduação em Biologia e áreas afins. Por fim, os grupos desenvolveram produtos de comunicação destinados ao público em geral.

                      Eco Pop

Eco é pop

As alunas Bruna Terezinha Magnabosco Ferreira da Cruz, Chaara Lipszyc Buss, Karen Alves de Oliveira e Luísa Panek Marques produziram o Podcast “ECO é Pop”, para falar de Serviços ecossistêmicos e o Controle de Pragas.

O mestrando Gabriel Preuss, tutor do grupo, aproveitou a experiência que já tinha com mídias digitais para criação do conteúdo. De acordo com o tutor, a maior dificuldade foi padronizar os trabalhos e tentar uni-los em uma mesma informação. Porém, as alunas venceram esse desafio, durante a escrita do roteiro e da gravação do podcast. “Com comprometimento e dedicação, conseguimos nos ajudar e aprender uns com os outros”, resume Gabriel.

                      
                      Guia Mais Eco

Guia Mais Eco do Barigui

As estudantes Ana Cleuza de Souza Pelanda, Camila Blum Marques, Maria Clara Ariki Machado e Mayana Emanuela produziram o “Guia Mais Eco do Barigui”, que mostra a relação entre os animais e plantas existentes no local.

As interações Ecológicas são o objeto de estudo do doutorando Alejandro Restrepo. Para ele, o principal desafio foi preparar uma aula de 45 minutos, trazendo os conceitos de um jeito fácil de entender e empolgar os alunos. “Para conseguir o objetivo, eu li vários artigos e documentos para conseguir preparar a aula. Também tinha feito uma disciplina sobre o tema, isso me ajudou um pouco”, explica Alejandro.

Para elaborar o guia, o doutorando reuniu as quatro alunas para aprofundar alguns conceitos e tirar dúvidas delas, além de algumas referências que basearam a escolha do material.

                       Video UCs

Importância e ameaças às Unidades de Conservação

Os alunos Gabrielle V. Fernandes, Matheus P. Santos, Thais de Souza e Thalita M. Rote elaboraram um vídeo, que explica o papel das Unidades de Conservação (UCs) de Proteção Ambiental no Brasil, sob orientação da mestranda Bruna Zorek.

Bruna relata que os estudantes não tiveram dificuldade na pesquisa sobre o tema, pois há bastante material disponível em português sobre o assunto. Porém, houve dificuldade na elaboração da parte escrita para organizar todo o conteúdo, que acabou ficando pronto em cima da hora, impossibilitando correções posteriores.

Ainda assim, foi possível trazer informações relevantes sobre os benefícios econômicos que as UCs podem trazer para o país, as leis de incentivo à criação desses espaços e as ameaças à conservação das unidades.

Estes e outros materiais de divulgação estão disponíveis na página da disciplina e no perfil @ppgeco.ufpr no Instagram.

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR