Setor de Ciências Biológicas

Evento capacita professores da rede municipal para o ensino da educação ambiental

No último dia 07 de abril, o Grupo de Pesquisa em Recursos Educacionais do Departamento de Biologia Celular da UFPR (DBiocel) retomou as atividades presenciais de extensão. O Curso “Mudanças Climáticas em um planeta em rede” promoveu uma atividade presencial, com a participação de 20 professoras do Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba.

O projeto é coordenado pela professora Flavia Sant’Anna Rios e tem a colaboração das professoras Sonia Regina Grötzner (DBiocel) e Sandra Freiberger Affonso (Interantar), que têm um histórico de participação no Programa Antártico Brasileiro desde a década de 1990.

Equipe organizadora do 1º encontro presencial do Curso de Extensão "Mudanças Climáticas em um planeta em rede". Foto> Lais Brito Ferreira

Equipe organizadora do 1º encontro presencial do Curso de Extensão “Mudanças Climáticas em um planeta em rede”. Foto: Lais Brito Ferreira

A formação está acontecendo de forma híbrida desde março e vai até novembro deste ano. Ao todo, serão seis oficinas presenciais com atividades essencialmente práticas.

O objetivo é auxiliar professores do ensino fundamental 1 (do 1º ao 5º ano) que ministram as práticas de educação ambiental nas escolas municipais da capital paranaense. Na primeira oficina, foram realizados experimentos dos módulos 1 e 2 do curso, denominado “Planeta em rede: a Terra como Sistema” e “Criosfera: todo gelo do planeta”.

Experimento que demonstra a importância da água fria das regiões polares. Foto: Flavia Rios

Segundo a coordenadora, o projeto é benéfico tanto para os alunos que que ministram o curso quanto para os professores que participam: “Para os estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, trata-se de uma iniciação à docência. Eles tiveram a oportunidade de organizar um curso no UFPR Virtual como professores, preparar planos de aula e gravar vídeos didáticos. Já os professores da rede municipal, que têm formação em pedagogia, estão tendo a oportunidade de atualizar seus conhecimentos para aplicar em suas práticas de educação ambiental nas escolas”, conta.

No primeiro encontro, foram aplicadas metodologias investigativas que incentivaram os docentes a aplicar certos métodos com seus estudantes, com destaque para experimentos que demonstram a importância da água fria das regiões polares, para a formação das correntes oceânicas e para a distribuição de nutrientes e seres vivos por todo o planeta. Os participantes também participaram de um jogo que mostra, de forma lúdica, como as massas de ar provenientes de outras partes do planeta afetam o tempo e o clima no Brasil.

Equipe do projeto trabalhando em um dos métodos de ensino. Foto: Sonia Grotzner

Os alunos Breno, Melissa e Laís preparando as atividades da oficina Foto: Sonia Grotzner

O conteúdo do curso – que inclui vídeos, jogos, planos de aula, roteiro de aulas práticas e histórias em quadrinhos – foi desenvolvido durante o ano passado por estudantes do curso de Ciências Biológicas da UFPR e participantes do Projeto Licenciar “Planeta em rede”, Breno Soares Cardoso, Laís Brito Ferreira, Luana Zischler, Lucas Paulo Biscaia Fernandes, Lúcia Sanguino Canteri, Melissa Spindola Estevam, Vinícius da Luz Redígolo, Vinícius Mocelin. As alunas Alessandra Furlan Pinguelli e Pâmela Regina Grein Rosa, que iniciaram sua participação no projeto recentemente, também contribuiram na primeira oficina. Em 2022, a equipe permanece e novos estudantes devem integrar o grupo.

A próxima atividade presencial do curso será dia 12 de maio e visa a exploração de recursos didáticos interativos para a localização das regiões polares no globo.

Texto: Jully Ana Mendes, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR)

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR