De 5 a 9 de outubro de 2025, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) esteve representada no Congresso Internacional de Doença de Parkinson e Desordens de Movimentos (MDS Congress 2025), realizado em Honolulu, Havaí (EUA). A professora doutora Vera Lúcia Israel, do Departamento de Fisioterapia (DPRF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) da UFPR, apresentou duas pesquisas na área de Atividade Física e Saúde, desenvolvidas no Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” (LAM-SF).
Foto: Vista externa e interna do centro de convenções do Havaí – MDS Congress 2025 – Acervo pessoal.
Além das apresentações, a participação no congresso permitiu à equipe do LAM-SF acompanhar plenárias, palestras e discussões científicas com enfoque multiprofissional, ampliando conexões e parcerias internacionais. A atividade também integrou as celebrações pelos 20 anos do curso de Fisioterapia da UFPR, reafirmando o compromisso do laboratório e do setor com a tríade ensino, pesquisa e extensão, e com a internacionalização das práticas acadêmicas.
O evento reforçou o protagonismo da UFPR na produção científica em Fisioterapia e sua inserção em debates globais sobre saúde e movimento.
Foto: E-posters apresentados no MDS Congress 202 – Acervo pessoal.
Saiba mais sobre o LAM-SF e suas pesquisas clicando aqui.
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR), com informações da Professora Drª Vera Lúcia Israel (LAM-SF/DPRF/UFPR) – em 29/10/2025.