No primeiro semestre de 2019, os alunos do segundo ano de Fisioterapia cursaram a disciplina de Fisioterapia Neurofuncional I, ministrada pela professora Vera Lúcia Israel, com monitoria das estudantes Gabriella Ferreira e Giovanna Leveck. O objetivo da disciplina é desenvolver aos estudantes as competências e habilidades fisioterapêuticas para conhecer a atenção à saúde da criança e do adolescente nos seus aspectos de promoção e prevenção.
Em parceria com a UFPR, a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba definiu o Centro Municipal de Educação Infantil Cajuru para receber os estudantes, que promoveram junto aos alunos atividades práticas com a metodologia de aprendizagem por projetos.
No total, 106 crianças, de 1 a 5 anos foram avaliadas e receberam exercícios de estimulação, além de elaboração pedagógica e terapêutica, com produtos finais para a escola, para as salas do CMEI e para as crianças e suas famílias. Brinquedos temáticos foram desenvolvidos para promoção e educação em saúde nas diferentes faixas etárias.
De acordo com a docente e com as monitoras, a disciplina permitiu a vivência da metodologia de aplicação do processo fisioterapêutico no desenvolvimento da criança. A promoção da saúde infantil por meio da brincadeira de estimulação adequada permitiu uma experiência de aprendizagem com “alegria em movimento”.
Com informações da professora Vera Lúcia Israel e das estudantes Gabriella Ferreira e Giovanna Leveck.
Equipe da disciplina com alguns dos produtos elaborados para os alunos do CMEI Cajuru. Fotos – acervos pessoais