Entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025, estudantes da Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram de atividades práticas da disciplina Fisioterapia e Hidrotermalismo, conduzidas pela professora doutora Vera Lúcia Israel. As aulas aconteceram em dois importantes destinos de termalismo social do sul do paÃs: as Termas de Marcelino Ramos (RS) e as Termas de Piratuba (SC).
A proposta da disciplina é integrar a formação acadêmica às práticas em Fisioterapia Aquática e Termalismo Social, promovendo experiências que unem saúde, bem-estar e lazer em ambientes de águas termais. Essa vivência permite que os futuros profissionais compreendam o uso terapêutico da água termal e desenvolvam um olhar ampliado sobre as práticas integrativas e complementares em saúde.
Em Marcelino Ramos, os estudantes foram recebidos pelo diretor-presidente Rodrigo Vecchi e pela turismóloga Solange Wittmann, que apresentaram a história e os benefÃcios das termas para a comunidade local. A equipe também interagiu com profissionais da área que atuam com programas de Fisioterapia Aquática (FA) e hidroginástica voltados à população e aos turistas.
Durante a visita, os participantes realizaram observações sobre a acessibilidade e a estrutura das instalações, utilizando um instrumento de avaliação interno em desenvolvimento, e que será objeto de publicação cientÃfica futura.
No dia 18 de outubro, a turma visitou o Parque das Termas de Piratuba, onde foi recebida pelo presidente da Companhia Hidromineral, Giovane Gelson Meneghel. O grupo discutiu possibilidades de ampliar o uso das águas termais também para fins de saúde e reabilitação, fortalecendo práticas baseadas em evidências cientÃficas e alinhadas à s polÃticas nacionais de práticas integrativas em saúde.
As vivências incluÃram uma roda de conversa sobre termalismo social e experimentações em piscinas termais, nas quais dois monitores da disciplina aplicaram os métodos Ai Chi (em Marcelino Ramos) e Watsu (em Piratuba). Essas práticas reforçaram a importância do uso terapêutico da água e abriram novas perspectivas de atuação profissional para os futuros fisioterapeutas.
Foto: Acervo pessoal.
As experiências de campo consolidam a integração entre ensino, pesquisa e extensão, princÃpios que norteiam os 20 anos do Curso de Fisioterapia da UFPR. O contato direto com as comunidades termais e a vivência prática em contextos reais ampliam o repertório técnico e humano dos estudantes, preparando-os para o mundo do trabalho com uma visão crÃtica e integral do cuidado em saúde.
Foto: Acervo pessoal.
Saiba mais sobre as Termas de Marcelino Ramos e de Piratuba.
Por Andressa Teixeira (Aspec/SCB/UFPR), com informações da Professora Drª Vera Lúcia Israel (LAM-SF/DPRF/UFPR) – em 29/10/2025.