Entre dias 28 a 31 de agosto, ocorreu na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o 2º CONLUBRA – Congresso Luso Brasileiro sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Educação Inclusiva. O evento que reuniu mais de 600 profissionais de diferentes áreas e famílias de pessoas com o TEA.
A professora Vera Lúcia Israel, do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) e a doutoranda em Educação Física Luize Bueno de Araujo representaram a UFPR do evento. Elas ministraram o minicurso “Intervenção Precoce: Alegria em Movimento” e compuseram uma uma mesa-redonda com a coordenadora do evento, a professora da UFPEL Rita de Cássia M.C. Rodriguez e palestrantes do Brasil e do exterior.
As pesquisadoras apresentaram ainda um trabalho oral intitulado “O profissional da saúde inserido na creche – programa de intervenção precoce no TEA – estudo de caso”, desenvolvido pelas duas e por Tainá Ribas Melo, Doutora em Atividade Física e Saúde pela UFPR.
Vera e Luize consideram o evento muito rico no que diz respeito a avanços e inovações nas áreas de estudo, pois viabiliza a troca de experiências e contatos para futuras parcerias e internacionalização.
Luize e Vera no minicurso “Intervenção precoce: Alegria em Movimento”
Participantes da mesa-redonda do CONLUBRA: Vera Lúcia Israel, Rita de Cássia (coordenadora do evento), Ana Paula Pereira (professora da Universidade do Minho, Portugal) eLuize Bueno. Fotos – Arquivo pessoal