A Semana Lixo Zero é um evento global promovido pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), que busca disseminar a filosofia do desperdício zero em todo o mundo, apoiada pelo Instituto Lixo Zero Brasil. O evento visa conscientizar e mobilizar a sociedade em torno da redução de resíduos e da promoção da economia circular. Desde sua criação, mais de 3.600 ações já foram realizadas no Brasil, envolvendo mais de 1 milhão de pessoas. De 21 a 31 de outubro de 2024, o Setor de Ciências Biológicas (BL) da UFPR realizou a II Semana UFPR Lixo Zero. Nesta edição, foi lançado o projeto piloto “Ecoponto BL”, que consiste em coletores centralizados destinados a materiais recicláveis, instalados na entrada do prédio principal do BL. O objetivo é incentivar a comunidade universitária a repensar sua relação com a produção e a destinação de resíduos, lembrando que lixo é apenas o que não pode mais ser aproveitado, enquanto materiais recicláveis continuam a ser recursos se descartados adequadamente, limpos e secos.
Exposta na rampa de entrada do prédio, uma escultura em metal representando um peixe fez alusão ao lixo plástico descartado nos oceanos. Atualmente, mais plástico é lançado ao oceano do que é reciclado. Segundo dados da ONU Meio Ambiente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos a cada ano, resultando em graves impactos à vida marinha e aos ecossistemas. A obra é parte do projeto “Tartaruga Pet Socorro”, idealizado e realizado pelos ativistas ambientais e artistas plásticos Fernanda Almeida e Luiz Gagliastri.
Nos dias 23 e 24 de outubro, ocorreu a 2ª edição da “Feira UFPR Lixo Zero – Economia Solidária e Circular”. Nos corredores do prédio principal do setor, diversos expositores apresentaram artesanato, brechós, sabonetes naturais, velas aromáticas, quadros decorativos, ecobags, biojóias, canecas, produtos coloniais, pães e outras delícias. A feira contou com a parceria da Libersol – Rede de Saúde Mental e Economia Solidária, além da presença de representantes do Projeto Meros do Brasil e da Ong Instituto Sea Shepherd Brasil, que trouxeram informações e experiências de educação ambiental aos visitantes.
Durante os dias de ação, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de descartar garrafas PET dentro do peixe, que foram posteriormente encaminhadas ao Departamento de Educação Física e utilizadas pelos alunos da disciplina optativa “Temas Emergentes em Lazer II”, ministrada pelo Professor Dr. Riqueldi Lise, em uma atividade lúdico-educativa de bricolagem com participantes dos projetos EnvelheSendo e Sem Fronteiras.
Além disso, foram realizados mutirões de manejo e plantio de mudas nativas doadas pelo Horto Municipal, em parceria entre a UFPR e o Projeto Meros do Brasil. Essa ação faz parte do projeto “Campus n’ativa”, que visa reflorestar áreas do BL. Sob a coordenação das professoras Cleusa Bona (DBot) e Carolina Freire (CBio), mais de 30 mudas foram plantadas por professores e estudantes voluntários no gramado ao lado da guarita. “O campus, no entorno do nosso setor, vai mudar de cara. Precisamos agir de acordo com o que estudamos e ensinamos. Precisamos de mais plantas e árvores, e é urgente. A saúde humana, de todos, depende da saúde do ambiente. E separar os resíduos e lidar com eles é tão importante quanto ter mais árvores nativas, restaurar. Não há tempo a perder”, diz Carolina. Cleusa compartilha da preocupação de Carolina. “Como bióloga e botânica, me entristeço em ver a falta de árvores e também o descuido das que já existem. Por isso fiquei empolgada com o convite da Carolina. É muito gratificante ver o envolvimento de várias pessoas nesse projeto e finalmente coloca-lo em execução. Estou feliz com o que fizemos nesta semana e espero ver nosso campus completamente verde de espécies nativas”, revela.
O projeto UFPR Lixo Zero prevê a continuidade de ações no Setor de Ciências Biológicas e nos demais setores e campus da instituição. Interessados em contribuir com os estudos e planejamentos de outras iniciativas na área, podem acompanhar o Instagram do projeto UFPR Lixo Zero.
#semanalixozero2024
#ufprlixozero
Por Danielle Salmória (Aspec/SCB/UFPR) – 31 de outubro de 2024