Setor de Ciências Biológicas

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva pesquisará políticas do esporte em parceria com universidade britânica

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está firmando parceria com a Loughborough University, da Inglaterra, com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre gestão e políticas do esporte.

Classificada em primeiro lugar nos rankings internacionais como a melhor universidade do mundo na área de esporte, a Loughborough University já tem parcerias com a UK Sports e o Sports England, instituições responsáveis pelo desenvolvimento esportivo na Inglaterra.

Com o trabalho em conjunto, a UFPR e a universidade britânica pretendem criar diretrizes e processos para que os municípios brasileiros construam suas políticas de esporte, principalmente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação. Entre outros propósitos, a pesquisa visa compreender o contexto brasileiro em relação às políticas públicas para o esporte; levantar informações sobre a legislação brasileira para políticas esportivas; elaborar documentos orientadores (com base na literatura acadêmica), utilizando linguagem acessível; e realizar sessões de treinamento, nas quais os documentos serão explicados aos dirigentes esportivos.

De acordo com o coordenador do IPIE, professor Fernando Marinho Mezzadri, a parceria deve iniciar em setembro deste ano e tem previsão de um ano de duração. “Essa pesquisa é uma segunda fase da investigação que o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva vem realizando, na qual já coletamos dados de 2008 municípios de 16 estados do país. A atual pesquisa do Instituto é uma referência mundial, tanto na abrangência, quanto na metodologia utilizada”, explica.

“O desenvolvimento de uma política esportiva efetiva pode ajudar a aumentar as oportunidades de participação da população, promover o bem-estar dos atletas e levar a uma vida mais gratificante e agradável. Isso só acontece quando há sistemas eficazes para os gestores esportivos e todos os participantes envolvidos no processo. Com uma população de mais de 200 milhões de pessoas no Brasil, há um enorme potencial para ajudar as pessoas a praticar esportes e viver ativamente”, comenta Joe Piggin, professor sênior de política esportiva na Universidade de Loughborough.

O papel da Loughborough University  será auxiliar na análise dos dados e na orientação dos documentos norteadores das políticas para o esporte nos municípios brasileiros.

Por Jessica Tokarski, da Sucom/UFPR

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR