Setor de Ciências Biológicas

Laboratório e Centro Acadêmico de Fisioterapia realizam workshop sobre a saúde do bebê

O Laboratório de Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” (LAM-SF), do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia (DPRF) da UFPR e o Centro Acadêmico de Fisioterapia (Cafis) promoveram no dia 04 de dezembro o “Workshop Virtual Saúde do Bebê: Fisioterapia na Prevenção de Riscos e Atrasos”. Mais 200 inscritos do Brasil e do exterior participaram do evento.

Design sem nome - 2021-12-09T122109.265

 

A palestra de abertura teve como tema a Fisioterapia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Saúde do bebê. “A infância precisa ter cuidados especiais em saúde e educação, de modo especial nos objetivos 3 e 4. A Fisioterapia amplia a atenção em saúde nessa faixa etária, com estratégias fisioterapêuticas de educação em saúde e intervenção centrada no bebê e em sua família”, relata a professora Vera Lucia Israel, do DPRF e uma das coordenadoras do LAM-SF.

O evento, conduzido por professores e estudantes do curso, trouxe temas como a intervenção precoce da Fisioterapia, abordagens da Fisioterapia em medidas de avaliação do bebê e discussão dessas medidas. Ao final, uma mesa redonda discutiu o olhar da Fisioterapia na prática centrada na família.

Para a estudante Julia Melo, o evento foi enriquecedor para sua formação. “Com o workshop, foi possível relacionar vários conhecimentos com os exemplos citados pelas palestrantes, além de aprender um pouco mais sobre a aplicabilidade de alguns testes e escalas”.

A acadêmica Lauren Truchem destaca a importância da partilha de conhecimentos entre docentes e estudantes, além de enumerar alguns conteúdos importantes para sua formação. “Foi muito bem ressaltada a importância da intervenção precoce no desenvolvimento dos bebês, bem como as escalas de avaliação utilizadas na triagem dos bebês. O workshop me permitiu um olhar ampliado para a saúde dos bebês, pautado no modelo biopsicossocial, assegurando que eles possam ter um futuro melhor”.

As coordenadoras culturais do Cafis, Amanda Santos e Stephanie Lenz, consideram positiva a parceria com o LAM-SF para a realização do evento. “A parceria entre o Cafis e o LAM-SF tem se mostrado promissora em eventos já realizados. Proporcionamos eventos acadêmicos que não atingem somente a comunidade da UFPR, mas estudantes de outras instituições e profissionais interessados em adquirir mais conhecimento, recebendo sempre feedback positivo que fortalece nossas iniciativas”.

Também participaram da coordenação do evento as professoras Tainá Ribas Melo (do curso de Saúde Coletiva, do Setor Litoral) e Luize Bueno de Araújo (do DPRF) e a acadêmica Stephany Ferreira de Souza, responsável pelo material gráfico.

No LAM-SF, os projetos envolvem bebês e famílias dentro de escolas públicas e etratégias de intervenção precoce, dentro e fora da água

No LAM-SF, os projetos envolvem bebês e famílias dentro de escolas públicas e estratégias de intervenção precoce, dentro e fora da água

Texto produzido com informações da professora Vera Lúcia Israel e do Cafis

Fotos: acervo pessoal das professoras Vera Lúcia Isael e Luize Bueno de Araújo

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR