Entre os dias 27 e 29 de abril, a Universidade Federal do Paraná sediou o Seminário de apresentação das pesquisas do Centro Paraná da Rede Cedes, uma parceria entre universidades públicas do estado.
Cada instituição de ensino superior constitui um Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e de Lazer, com pesquisas próprias que, reunidas, formam o projeto no Paraná. Participam da rede no Paraná, além da UFPR (representada pelos Setores de Ciências Biológicas e Litoral), as Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), do Centro-Oeste (Unicentro), do Oeste (Unioeste) e de Ponta Grossa (UEPG).
O Seminário tem como objetivo socializar conhecimentos visando qualificar informações das políticas públicas de esporte e lazer do país.
Ao longo de quase 20 anos de existência, os Centros que compõem a Rede Cedes já desenvolveram 273 projetos de pesquisa, envolvendo 600 professores e estudantes em vários estados brasileiros.
A cerimônia de abertura contou com a presença dos reitores das seis instituições, além da secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério da Cidadania, Fabíola Molina.
Molina, que disputou três olimpíadas como nadadora (2000, 2008 e 2012), ressaltou que os dados apresentados servem de base para a elaboração de políticas públicas no esporte. “Precisamos celebrar tantas mãos, tantas cabeças, tantas pessoas que estão envolvidas como agente transformador da sociedade (…). Que saibamos utilizar esses dados para chegar mais longe como esporte brasileiro”.
Todos os reitores externaram em suas falas a importância do esporte no contexto da pandemia, para recuperação de aspectos sociais e de saúde. Enfatizaram também a importância do esporte na retomada da sociedade e da economia no Brasil. “Tenho certeza que a Rede Cedes assumirá esse desafio, que será sentido na sociedade ao longo do tempo”, destacou o reitor da UEL, professor Sérgio Carlos de Carvalho.
Outro aspecto destacado pelos gestores foi a solução encontrada pela Rede Cedes de apresentar os trabalhos de forma remota, no contexto da pandemia. “Somos um país em que a distância impossibilita que estejamos presencialmente. Com a pandemia, tiramos a lição de que, mesmo com a distância, as ferramentas tecnológicas apontam soluções para as nossas atividades”, ressaltou o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG.
Por fim, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, cumprimentou o Ministério da Cidadania por conduzir a articulação das políticas de esporte e lazer e reconheceu o desafio dos gestores em liderar as universidades paranaenses no momento atual. “Somos um coletivo de heróis, em um momento em que ser gestor de universidade pública é um ato de resistência, em vista do momento tão delicado e tão rico, de protagonismo social inestimável”.
Também participaram da abertura os reitores Júlio César Damasceno, da UEM, Fabio Hernandes, da Unicentro e Alexandre Almeida Webber, da Unioeste.
A cerimônia marcou também o lançamento do livro “Políticas Públicas para o Esporte e o Lazer no Paraná: Gestão, Programas e Memória”, organizado pelos pesquisadores Ricardo João Sonoda-Nunes, Antonio Geraldo Magalhães Gomes Pires, Arestides Pereira da Silva Júnior, Deoclécio Rocco Gruppi, Ieda Parra Barbosa Rinaldi, Luís Eduardo Cunha Thomassim e Miguel Archanjo de Freitas Júnior. O prefácio é assinado pelo professor Fernando Marinho Mezzadri, atual pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da UFPR e que possui importante contribuições nos estudos das políticas públicas do esporte brasileiro.
Programação
Junto com Morgana Cláudia da Silva, professora do Departamento de Estudos do Movimento Humano (EMH) e do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sabrina Monique Bora de Andrade – estudante de Educação Física da UFPR e colaboradora do Centro Paraná – fez a primeira apresentação do evento. A explanação e o debate sobre a pesquisa “Processo de planejamento e apropriação dos espaços públicos de esporte e lazer: paralelismos e transferências entre as realidades urbanas de diferentes cidades do estado do Paraná” são o enfoque da Sessão I – “Infraestrutura e Espaços de Esporte e de Lazer”.
No dia 28 de abril, Doralice Lange de Souza, coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas Socioculturais sobre o Esporte Adaptado (Lepscea) da UFPR, e Luís Eduardo Cunha Thomassim – docente do Setor Litoral que leciona nos cursos de Educação Física e Serviço Social – apresentaram informações sobre o estudo intitulado “Análise de Programas de esporte adaptado e esporte paralímpico”.
Deoclecio Rocco Gruppi, professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), integrou o trio de apresentadores da Sessão II – “Políticas, programas e ações de Esporte e de Lazer”. A mediação foi conduzida pela professora Simone Rechia, líder e responsável pela criação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (Geplec) da Federal do Paraná.
“Centro de Memória de Educação Física, Esporte e Lazer em universidades públicas no Paraná” é o tema da pesquisa que estará em debate no último dia do seminário. A Sessão III – “Memória de Educação Física, Esporte e Lazer”, contará com a participação de apresentadores, mediadora e comentadores de uma universidade uruguaia e de cinco instituições de ensino superior brasileiras.
As sessões estão disponíveis na íntegra no canal da Rede Cedes Paraná no YouTube.
Texto: João Cubas (Aspec/SCB/UFPR), com informações de Bruna Bertoldi Gonçalves (Sucom/UFPR)