No último dia 15 de dezembro, a UFPR comemorou os seus 110 anos de história. A solenidade, que foi marcada por homenagens e celebrações, destacou a participação das pessoas na construção da universidade. Um dos homenageados foi Palmiro Francisco Franco, o primeiro servidor técnico-administrativo a receber o tÃtulo de emérito.
“Seu Palmiro”, como é conhecido, atuou nos Laboratórios de Anatomia do Setor de Ciências Biológicas por 48 anos e produziu inúmeras peças para as aulas de anatomia humana e veterinária, deixando uma imensa contribuição na formação de alunos da graduação e propagação de conhecimento cientÃfico.
Em um vÃdeo publicado em 2017, Palmiro relatou como era trabalhar na universidade. “Eu sempre recebia apoio da direção, dos colegas e professores. Conquistei um laço grande com a universidade. […] “Enquanto a gente puder fazer algo para os outros, nós estamos só ganhando. E o que eu pedi a Deus foi aprender um meio de eu ser mais útil para os outros do que para mim”, explica.
No saguão de entrada da reitoria, uma exposição de fotos retratou a admirável contribuição e dedicação do servidor. No vÃdeo abaixo, estão as fotos da exposição e trechos da homenagem.
Saiba mais sobre a trajetória de Palmiro Franco no texto produzido para o portal da UFPR, disponÃvel aqui
Texto: João Vitor de Oliveira (Aspec), com informações de Felipe Reis e Simone Meirelles (Sucom/UFPR)