No último dia 08 de maio, o Laboratório Saúde e Funcionalidade “Alegria em Movimento” (LAM-SF), do Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da UFPR, realizou um workshop virtual gratuito sobre avaliação de pessoas com Doença de Parkinson.
Todos os anos, a equipe coordenada pela professora Vera Lucia Israel promove eventos que envolvem a tríade ensino-pesquisa-extensão. O diferencial neste ano foi a organização do evento pelas estudantes de iniciação científica. Como elas não puderam participar das práticas presenciais e acompanhar os pacientes com Doença de Parkinson, as palestras temáticas foram organizadas com base na literatura científica e com apoio dos pós-graduandos do Laboratório.
Os palestrantes fazem parte do grupo de pesquisa de Fisioterapia Aquática do LAM-SF. Os temas abordados no evento foram relacionados ao processo de avaliação da Fisioterapia na Doença de Parkinson. Com o conteúdo, é possível estabelecer critérios de prescrição fisioterapêutica.
As palestras apresentaram aspectos como atenção à saúde, fisioterapia aquática, qualidade do sono, equilíbrio e mobilidade, com o cuidado psicossocial dos estudos conduzidos pelo grupo.
A professora Vera destaca a importância da atuação multifuncional no tratamento de Parkinson. “A Fisioterapia como tratamento não farmacológico pode atuar desde a promoção, prevenção e tratamento na reabilitação, centrada na atenção ao paciente e apoiando a família. Nossos estudantes precisam conhecer e saber o que fazer com esta parte da população”.
O envolvimento da comissão organizadora e do Centro Acadêmico de Fisioterapia (Cafis) ampliou o público, em relação a eventos anteriores. A equipe recebeu 404 inscrições e, até o dia 13 de maio, as palestras disponíveis já tiveram mais de 900 visualizações. Para acessá-las, basta procurar a página do Cafis no Youtube.