A estudante de medicina Érica Yamashita de Oliveira, em seu Trabalho de Conclusão de Curso desenvolveu o aplicativo PhysioQuiz, que auxiliou seus colegas estudos da matéria de Fisiologia Médica I. O aplicativo consiste em um jogo de perguntas e respostas, com base na bibliografia da disciplina, onde os usuários respondem questões, praticam seus aprendizados e competem com suas pontuações em um ranking.
Para a elaboração do aplicativo, Érica realizou uma pesquisa segmentada em três partes. A primeira teve como objetivo verificar a aderência dos universitários em relação aos estudos por meios digitais, como aplicativos, vÃdeos-aulas e e-books. Na segunda parte, foram estudados quais aparelhos e sistemas operacionais mais utilizados pelos universitários. E por fim, foram solicitadas sugestões dos estudantes para o conteúdo do aplicativo, como questões e funcionalidades que poderiam ser desenvolvidas.
O desenvolvimento do projeto foi realizado sob orientação do Professor Fernando Augusto Lavezzo Dias, em conjunto com os alunos Natalia Ingrid Crosewski, do curso de Medicina e André Luiz Mateus da Silva, do curso de Informática Biomédica, que programou as funcionalidades do software. Assim que foi finalizado, o aplicativo foi disponibilizado e utilizado pelos alunos de Medicina como um auxÃlio para seus estudos.
Ao final do perÃodo, foram comparadas as notas dos usuários antes e depois do uso do software. Entretanto, as estatÃsticas não comprovaram uma evolução, embora os usuários relatem que a ferramenta realmente os ajudou durante a aprendizagem, como um auxÃlio nos estudos e uma ferramenta de auto-avaliação.
Por ser uma grande ferramenta na educação médica, o projeto da pesquisadora já foi apresentado em diversos congressos, como o BrainComs, em São Paulo; Congresso Catarinense e Paranaense em Educação Médica (CCPEM), realizado na PUCPR; e mais recentemente, no Workshop Think Health, no Hospital de ClÃnicas da UFPR.