A professora Helena Cristina da Silva de Assis, do Departamento de Farmacologia da UFPR, recebeu no dia 26 de maio o Prêmio de Capacitação (Capacity Building Award) no 29º Encontro Anual da Sociedade de Toxicologia e Química Ambiental (SETAC Europe 29th Annual Meeting) em Helsinki, Finlândia.
O prêmio reconhece indivíduos ou grupos por sua contribuição para a capacitação em ciências ambientais dentro de países com economias em desenvolvimento. Entre as contribuições que credenciaram Helena para a premiação estão: a divulgação do Global Horizon Scanning Program, um programa desenvolvido para identificar questões ambientais prioritárias na América Latina; a organização de simpósios sobre risco ambiental e de congressos de Ecotoxicologia, como o ECOTOX-Brasil 2016, realizado em Curitiba; além da publicação de trabalhos e formação de profissionais.
Na mesma ocasião, a docente da UFPR foi eleita vice-presidente do Conselho Mundial da SETAC pelos próximos dois anos. É a primeira vez o cargo é ocupado por um membro da América Latina. Após este período, Helena se tornará presidente do Conselho Mundial da organização. “Representar a UFPR nesta jornada para mim será um orgulho e um desafio. Continuarei trabalhando no crescimento da SETAC e manterei as características desta sociedade, que reúne membros de diferentes culturas, que falam línguas diferentes, que adotam práticas de trabalho diferentes com diferentes circunstâncias financeiras”, relata a docente.
Entre os desafios da gestão está fortalecer a discussão das questões ambientais nos países em desenvolvimento e aumentar a participação tripartite (empresa, governo e academia). “Pretendo continuar trabalhando no melhor modelo de negócios para SETAC, incentivando especialmente os estudantes a participarem da SETAC, para conhecer e discutir questões ambientais mundiais”, ressalta a professora.
Helena é referência na linha de pesquisa sobre toxicologia em peixes na UFPR. Foto – Arquivo pessoal