O trabalho “InterAntar: Implementação de um Programa Transmídia para a Mediação das Ciências Polares e Mudanças Climáticas” conquistou o primeiro lugar na sessão de pôster de Relato de Experiência, no Encontro Brasileiro de Divulgadores da Ciência, realizado no último domingo (28), em São Paulo.
O evento reuniu divulgadores de ciências profissionais e amadores de diversas áreas, com o intuito de compartilhar experiências, discutir os objetivos da divulgação científica no país, elaborar estratégias para campanhas mais efetivas de comunicação das ciências e encorajar a colaboração na comunidade de divulgadores, em São Paulo-SP.
O programa InterAntar é coordenado pela Universidade Federal do ABC, com colaboração da UFPR e conta com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A iniciativa promove cursos de formação de professores para inserção das regiões polares no currículo da Educação Básica, dando enfoque ao uso de tecnologias educacionais, através de vídeos, podcasts e jogos educativos.
A professora Flavia Sant´Anna Rios, do Departamento de Biologia Celular, explica que o InterAntar “pautou-se nas premissas dos sistemas transmídias para o desenvolvimento e implementação de projetos de divulgação das ciências polares e mudanças climáticas, reunindo esses temas em várias plataformas midiáticas, como quadrinhos, filmes, livros, games, podcasts, vídeos, entre outras. As linguagens são diversas e construídas para diferentes mídias e públicos, havendo um forte viés para a área educacional, contribuindo para a popularização da ciência”.
Alguns do produtos do InterAntar são os livros e jogos que estimulam as crianças ao aprendizado sobre mudanças climáticas e as regiões polares. Saiba mais sobre as publicações aqui.
Além do InteAntar, a UFPR recebeu premiações pelo projeto “Pergunte aos Cientistas”, que recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Pesquisa; e pelo trabalho “Divulgação Científica sobre Mulheres Cientistas no Instagram”, que recebeu menção honrosa como melhor pôster de pesquisa. Mais detalhes sobre as premiações estão disponíveis aqui.
Com informações da Sucom/UFPR