Setor de Ciências Biológicas

Projeto de extensão da UFPR leva time infantil de basquete em cadeira de rodas a jogo interestadual

 

Pela primeira vez, duas equipes infantis de basquete em cadeira de rodas, que integram projetos de extensão da UFPR e Univale, participam de uma atividade inédita: um amistoso realizado no início deste mês, em Joinville, Santa Catarina. O time, formado por crianças com deficiência físico-motora, foi montado há quatro anos e participa das ações desenvolvidas pela UFPR há 18 anos, através do projeto de extensão “Clube Escolar Paraolímpico”.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Ruth Eugênia Amarante Cidade, o time infanto-juvenil da UFPR foi viabilizado por uma proposta do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da Associação de Deficientes Físicos do Paraná. Ela explica que os trabalhos desenvolvidos, através da atividade de extensão proposta pelo Clube Escolar Paraolímpico, firmam o comprometimento da Universidade com a sociedade em geral.

 

Viagem alegre

As regras do jogo, as cadeiras e a dimensão da quadra são adaptadas e padronizadas, conforme previsto nas normas da Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF). A pontuação, a altura da cesta e o número de jogadores por equipe, no entanto, são os mesmos do basquetebol convencional. Segundo a coordenadora existem algumas diferenças de regras na modalidade infanto-juvenil, como dimensões menores da quadra.

Ruth Cidade destaca a alegria demonstrada não apenas pelos integrantes da equipe infanto-juvenil, que integra o projeto de extensão da UFPR, em participar de uma partida interestadual, mas também de seus pais. Ricardo Godói, pai de Gabriel de 13 anos e atleta há quatro, lembra que os jogadores cantaram durante todo o percurso entre Curitiba e Joinville.

 

Ônibus adaptado

Segundo Godói, nem mesmo a derrota para o time de Santa Catarina, por 20 a 12, desanimou a garotada, pelo contrário. Ele explica que a percepção desses jogadores é diferente da verificada nos atletas que não possuem deficiência físico-motora. Ao invés de lamentar o resultado, a equipe fez um balanço de como tinha sido o jogo e como eles poderiam futuramente obter um placar diferente. “Foi muito divertida a viagem e senti enorme prazer em acompanhá-los”, destaca o pai de Gabriel.

Outro ponto que mereceu destaque de Godói foi o ônibus disponibilizado pela Central de Transportes da UFPR para levar a equipe até Joinville. Além de ser totalmente adaptado para cadeirantes, também foi conduzido por um motorista qualificado para o atendimento de pessoas com deficiência físico-motora. Ricardo Godói ressaltou ainda o efeito positivo do programa no físico dos atletas, na autoestima, além da integração familiar.

Os treinos das crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, são realizados sempre aos sábados, das 10 às 12 horas, no campus Botânico da UFPR. Mais informações podem ser obtidas na Coordenação do Curso de Educação Física, pelo telefone: 3360-4332.

Flaécia Gomes, com orientação de Celsina Favorito.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR