Na última terça-feira, dia 08, foi realizada uma reunião com os docentes do SCB e dois membros da comissão designada para apresentar um modelo de proposta de alteração na alocação de vagas docentes. A proposta será encaminhada ao COPLAD para aprovação antes de entrar em vigor.
No próximo mês de fevereiro, encerrará a vigência da legislação atual, que devolve ao departamento de origem a vaga deixada por docente aposentado, exonerado ou falecido.
Após um perÃodo de estudos e avaliações, onde a comissão observou modelos de outras universidades, os integrantes apresentaram aos docentes uma proposta que calcula a força de trabalho das unidades de lotação.
Para a elaboração do cálculo, os critérios e objetivos especÃficos para pontuar as atividades docentes foram: a carga horária e o número de alunos em cada tipo de atividade (teórica, prática, campo, estágio e orientada), o número de estudantes em Iniciação CientÃfica, Mestrado e Doutorado, a nota do curso de graduação no ENADE e do programa de Pós-Graduação na CAPES. Além disso, também são computadas as atividades voluntárias de extensão. Todos estes fatores foram dispostos em fórmulas que definirão o Ãndice de força de trabalho, que será considerado quando houver a alocação. A proposta completa está disponÃvel aqui