Setor de Ciências Biológicas

SEMINÁRIO EM BOTÂNICA TRAZ ATUALIZAÇÕES E INTEGRA ENSINO BÁSICO E UNIVERSITÁRIO

Entre os dias 06 e 08 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Botânica promoveu a 10ª Edição do Seminário em Botânica.  Ao longo dos três dias palestras, minicursos e mesas redondas trouxeram atualizações sobre as diversas áreas da botânica e da ciência em geral, além de comemorar os 40 anos do programa, completados em 2019. No total, cerca de 150 pesquisadores da UFPR e de outras instituições participaram do evento. “Buscamos integrar o máximo de pessoas possível, não só da nossa comunidade, mas de outros cursos da UFPR e de outros estados”, explica a mestranda Géssica Bisewski, da comissão organizadora. 

botanica 2

Um dos diferenciais dessa edição foram palestras voltadas à Educação, com práticas de Botânica e a participação de professores visitantes, para integrar os ensinos básico e universitário. “A gente vem melhorando a cada ano, pois fazemos uma introdução à Botânica, o que atrai muitas pessoas externas à UFPR”, explica a mestranda Andressa Zanella, também da organização do seminário. 

Rayane Silva Bueno e Flavia Raposo são estudantes do terceiro ano de Biologia da UNESPAR – Campus Paranaguá. Rayane já foi monitora da disciplina de Botânica em seu curso e desenvolve pesquisas voltadas à domesticação e reprodução das espécies. Elas explicam que aqui na UFPR as práticas de botânica são mais fáceis de serem feitas do que em Paranaguá.  “Aqui, para se fazer a parte prática basta sair do prédio. É algo que foge um pouco da nossa realidade”. Rayane se interessou pela linha de pesquisa de Biotecnologias aplicadas à propagação de espécies nativas do Brasil. Já Flávia, que atua em projetos de zoologia, aproveitou o passeio para conhecer a universidade. “Já penso em voltar aqui e conhecer outras possibilidades”, resume. 

botanica 1

Guilherme Seger é docente da UFRGS e ministrou palestra sobre Macroecologia de Trepadeiras. para ele, o seminário é a oportunidade perfeita para atingir alunos de graduação interessados na área de Botânica. “Projetos de mestrado são mais sintéticos e um chamariz muito bom para mostrar aos graduandos que eles são capazes de sua execução. Este evento é fundamental para trazê-los ao lado verde da força”, destaca. 

O mestrando Luan Passos, que participou da organização do evento, ressalta a importância do Seminário no contexto atual da ciência no Brasil. “Mostramos resistência. Mesmo com recursos escassos continuamos mostrando a importância da academia para a sociedade e para a educação”, define. 

botanica 3

Fotos – Juliana Barbosa – ASPEC

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR