Entre os dias 06 e 08 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Botânica promoveu a 10ª Edição do Seminário em Botânica. Ao longo dos três dias palestras, minicursos e mesas redondas trouxeram atualizações sobre as diversas áreas da botânica e da ciência em geral, além de comemorar os 40 anos do programa, completados em 2019. No total, cerca de 150 pesquisadores da UFPR e de outras instituições participaram do evento. “Buscamos integrar o máximo de pessoas possível, não só da nossa comunidade, mas de outros cursos da UFPR e de outros estados”, explica a mestranda Géssica Bisewski, da comissão organizadora.
Um dos diferenciais dessa edição foram palestras voltadas à Educação, com práticas de Botânica e a participação de professores visitantes, para integrar os ensinos básico e universitário. “A gente vem melhorando a cada ano, pois fazemos uma introdução à Botânica, o que atrai muitas pessoas externas à UFPR”, explica a mestranda Andressa Zanella, também da organização do seminário.
Rayane Silva Bueno e Flavia Raposo são estudantes do terceiro ano de Biologia da UNESPAR – Campus Paranaguá. Rayane já foi monitora da disciplina de Botânica em seu curso e desenvolve pesquisas voltadas à domesticação e reprodução das espécies. Elas explicam que aqui na UFPR as práticas de botânica são mais fáceis de serem feitas do que em Paranaguá. “Aqui, para se fazer a parte prática basta sair do prédio. É algo que foge um pouco da nossa realidade”. Rayane se interessou pela linha de pesquisa de Biotecnologias aplicadas à propagação de espécies nativas do Brasil. Já Flávia, que atua em projetos de zoologia, aproveitou o passeio para conhecer a universidade. “Já penso em voltar aqui e conhecer outras possibilidades”, resume.
Guilherme Seger é docente da UFRGS e ministrou palestra sobre Macroecologia de Trepadeiras. para ele, o seminário é a oportunidade perfeita para atingir alunos de graduação interessados na área de Botânica. “Projetos de mestrado são mais sintéticos e um chamariz muito bom para mostrar aos graduandos que eles são capazes de sua execução. Este evento é fundamental para trazê-los ao lado verde da força”, destaca.
O mestrando Luan Passos, que participou da organização do evento, ressalta a importância do Seminário no contexto atual da ciência no Brasil. “Mostramos resistência. Mesmo com recursos escassos continuamos mostrando a importância da academia para a sociedade e para a educação”, define.
Fotos – Juliana Barbosa – ASPEC