Setor de Ciências Biológicas

Solenidade marca o Jubileu de Ouro da turma de História Natural de 1970

Um grupo de 13 formandos em História Natural da turma de 1970 comemorou o Jubileu de Ouro da conclusão do curso. A solenidade ocorreu na última quinta-feira, 27 de outubro, no Setor de Ciências Biológicas e contou com a presença de familiares, servidores docentes e técnico-administrativos.

Na mesa diretiva, estiveram os professores Thales Ricardo Cipriani, diretor do Setor de Ciências Biológicas, Marcelo de Meira Santos Lima, vice-diretor do SCB, o vice coordenador do Curso de Ciências Biológicas, professor Marco Antônio Ferreira Randi, e a professora Eleidi Chautard Freire-Maia, homenageada como nome de turma na cerimônia ocorrida há 52 anos.

0

A cerimônia ocorreu no Anfiteatro 10 do SCB

Eleidi conta que, na época, estava em um período de estudos em Birmingham, na Inglaterra e, por isso, não pôde participar presencialmente da cerimônia. A comunicação era feita principalmente através de cartas e uma delas a tocou em especial: o convite para a homenagem. “Minha alegria foi reconhecê-los hoje como os jovens daquela época. Vocês não mudaram muito”, revelou. Ela lembrou ainda dos outros professores homenageados e que o curso de História Natural gerou dois “filhos”: os cursos de Ciências Biológicas e de Geologia, com os quais prestou deferência.

3

A professora Eleidi trouxe uma cópia do convite recebido por carta, em 1970

Vários dos que se formaram em 1970 tornaram-se servidores da UFPR. Entre eles, o orador da turma, Oldemir Carlos Mangili, que também foi diretor do SCB anos mais tarde. Ele celebrou a maturidade do grupo “em transformar os quatro anos de convivência diária em 50 anos de afeto, fraternidade e companheirismo”. Estendeu a gratidão aos ensinamentos da professora Eleidi a todos os demais professores que estiveram com eles durante a trajetória. Lembrou da aprovação no vestibular e das primeiras aulas práticas. Destacou ainda evolução do conhecimento científico nas últimas cinco décadas, em contraponto com a exploração da natureza nos dias atuais. Por fim, citou Paulo Freire, na defesa da docência. “Sou professor a favor da esperança, que me anima apesar de tudo”, finalizou.

O vice-diretor do SCB destacou que os formandos ajudaram a construir o atual curso de Ciências Biológicas. “Se hoje o curso é um dos mais importantes da universidade, é por causa do trabalho, dedicação e amor de cada um de vocês”. Lembrou também do desafio dos pesquisadores em produzir “muito com pouco” e destacou que a melhor forma de combater os ataques à universidade pública é com o conhecimento. “Só com o conhecimento teremos condições e clareza de entendermos nosso cenário político e econômico e atuarmos na sociedade em prol da educação, da ciência e da soberania nacional”, enfatizou Lima.

7

Muitos dos formandos tornaram-se docentes ou técnicos da Universidade. Fotos: Leonardo Bettinelli – Sucom/UFPR

Ao final da sessão, o professor Thales relembrou que o curso de História Natural é o marco inicial das ciências biológicas da UFPR, em 1938. Destacou a importância da pesquisa básica que possibilitou avanços na terapia de doenças, exames genéticos e aumento da produtividade agrícola e agradeceu a contribuição dos formandos nessas conquistas. “Sintam-se sempre parte dessa instituição”, resumiu.

Todos os jubilados presentes à solenidade receberam diplomas especiais do Jubileu de Ouro.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Setor de Ciências Biológicas
Avenida Coronel Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Ciências Biológicas
Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100
Caixa Postal: 19031 - Fone: (41) 3361-1799
Centro Politécnico - Jardim das Américas
CEP: 81531-980 - Curitiba (PR), Brasil

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná - Setor de Ciências Biológicas

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR