No último mês de julho, o professor Marcello Machado, do Departamento de Anatomia, recebeu com suas alunas duas menções honrosas por trabalhos desenvolvidos com estudantes de Medicina Veterinária. Eles participaram do XXVIII Congresso Brasileiro de Anatomia, do XXXIX Congresso Chileno de Anatomia e do IV Encontro das Ligas Estudantis de Morfologia, em João Pessoa (PB).
O primeiro deles, realizado pela aluna Larissa Melo Chicoski, consiste na confecção de próteses de bico de tucano-toco (Ramphastos toco) por impressão 3D. Segundo Machado, o objetivo do trabalho é identificar os materiais mais adequados para a confecção de próteses de bico sob os parâmetros de resistência e peso ideais para a ave, uma vez que as fraturas de bico representam uma das ocorrências mais comuns na rotina clínica da medicina de aves. Além disso, a técnica introduz o aluno a uma nova tecnologia aplicada à medicina veterinária – o processo da impressão 3D.
A fabricação das próteses foi realizada no Núcleo de Manufatura Aditiva e Ferramental da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), sob supervisão do Prof. Dr. José Aguiomar Foggiatto. As próteses fabricadas reproduziram satisfatoriamente a conformação das partes seccionadas dos bicos, de modo que os dados encontrados sugerem que os modelos desenvolvidos apresentam potencial de viabilidade para implantes em casos reais de fraturas de bico em tucano-toco. “Nós fizemos diversas tentativas, mais de 60 impressões, pois precisávamos seguir padrões de peso e outras especificações. Não foi na primeira tentativa que deu certo”, relata Larissa sobre os desafios encontrados durante o projeto.
As próteses de bico de tucano-toco (em amarelo e vermelho) são reproduzidas em tamanho similar ao original. Foto – Marcello Machado
O segundo trabalho premiado foi realizado pelas alunas Letícia Burigo Inácio, Karine Yumie Onuki, Alini Tereza Gularte e Larissa de Souza Nogueira, com o objetivo de criar modelos didáticos em pranchas de espuma vinílica acetinada (EVA) de mão e pé das espécies equina e suína. Elas são utilizadas como um complemento ao estudo e ensino da osteologia comparada dos animais domésticos. “Nada vai substituir os materiais que já são usados em sala de aula e nos laboratórios, mas pode os moldes desenvolvidos podem ser usados como um apoio interativo para que os alunos tenham mais facilidade em aprender”, explica a estudante Karine.
Material desenvolvido em EVA reproduz a estrutura da mão de equinos. Foto – Marcello Machado
Utilizado em sala de aula e avaliado pelos estudantes, o material obteve um grande nível de satisfação, tendo em vista que a maioria (97%) dos alunos declarou que as pranchas em EVA auxiliaram no entendimento do assunto por facilitar a identificação rápida dos ossos. “A partir dos dados obtidos, foi possível constatar que o uso dos arquétipos propostos em EVA constitui método complementar atrativo e efetivo no auxílio ao estudo da osteologia comparada dos animais domésticos”, conclui o professor Machado.
O professor Marcello e as estudantes premiadas. Foto – ASPEC
Por Isabela Sizanoski